Formação de Professores e Equipe Técnica

Ao entender a educação como um processo dinâmico que precisa estar sempre atualizado e ressignificado para o tempo presente, o Colégio Antônio Vieira vem, há mais de um século, mantendo-se como referência de qualidade e inovação educacional na Bahia. O investimento nas novas gerações – e sempre em pleno diálogo com a contemporaneidade – é um dos pilares da proposta pedagógica do nosso Colégio, que ganha ainda mais impulso com a implementação do Projeto Educativo Comum (PEC) pela Rede Jesuíta de Educação (RJE). 

Para a concretização  desse propósito, um dos diferenciais do Vieira é o programa de formação continuada do corpo docente e da equipe técnica.  Um projeto de formação da RJE, em especializações, mestrados e doutorados, qualifica o trabalho de nossos educadores, fortalecendo, cada vez mais, o nosso Projeto Político Pedagógico e também o trabalho em rede.

Além disso, uma programação de reuniões, cursos, seminários e visitas técnicas, realizadas a cada ano letivo, visa ao aperfeiçoamento constante da nossa prática pedagógica. Nos últimos anos, o Vieira vem promovendo seminários com especialistas nacionais e internacionais, reconhecidos na área da educação. Esses especialistas abordam os mais diversos temas voltados para a inovação educacional, como Currículo para a formação integral; BNCC; Novas Metodologias de Aprendizagem; Ensino para a Compreensão através de Rubricas; abordagem Régio Emília; Ensinar na Diversidade; entre outros temas emergentes na contemporaneidade educadional

A RJE também promove formações em todo o Brasil e em alguns países do Mundo, reforçando a sua identidade inaciana e sua missão, cada vez mais atualizada.

Além de todo esse projeto de formação e a partir dele, pelo menos duas vezes por semana, a equipe pedagógica do Vieira participa de reuniões para estudar, teorizar suas práticas e discutir os resultados e as novas propostas, a fim de promover avanços constantes do Projeto Político Pedagógico.

Esse projeto de formação proporciona aos nossos profissionais não só uma atuação em plena conformidade com os princípios da Pedagogia Inaciana – um marco do diferencial da educação jesuítica -, como também a possibilidade de estar sempre na vanguarda das metodologias e práticas que estimulem as múltiplas potencialidades de aprendizagem do aluno do século XXI.