Ensino Médio

Com equipe de professores especializada, material didático diferenciado e uso de ferramentas tecnológicas de alta performance na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares, o Colégio Antônio Vieira tem se destacado entre os melhores no ranking de aprovações e consequente ingresso dos alunos nas principais universidades do País. A formação integral da Pedagogia Inaciana e a adoção de metodologias ativas contemporâneas, a exemplo das Oficinas ENEM, incrementam as bases dos significativos resultados obtidos.


Ao despontar sempre com o desempenho bem acima da média, até mesmo em disciplinas como Redação e Matemática, as mais difíceis para a maioria dos candidatos, o  Colégio consolida-se como referência de alta qualidade na preparação para os exames externos, sem perder de vista o seu projeto educacional de formação integral. Nessa proposta, o Vieira oferece apoio psicopedagógico e espiritual, auxiliando os alunos a traçar planos para a carreira profissional e para toda a sua vida. 


Um dos diferenciais  da educação jesuítica é o desenvolvimento de   competências técnicas dos estudantes para os novos desafios das atividades acadêmicas, articulado ao compromisso e formação de verdadeiros cidadãos globais na sociedade. 

Equipe Especializada

O primeiro grande investimento do Vieira é na equipe pedagógica. O Colégio conta com um corpo docente experiente e especializado na preparação para ENEM e vestibulares reconhecidos nacionalmente. Todos os professores participam de um programa de formação continuada, tanto em relação aos valores inacianos institucionais,  quanto em relação às novas práticas pedagógicas que qualificam o aprendizado, ao uso de novas metodologias e a plataformas educacionais voltadas para a excelência acadêmica.

Foco Definido

Os resultados obtidos são fruto de uma preparação contínua, não apenas dos professores, mas também dos alunos. No Vieira, os mestres especialistas em ENEM e vestibulares ministram aulas para todo o Ensino Médio, em um trabalho que se inicia no 9º ano do EF e vai até a 3ª série EM, quando  as metodologias e os conteúdos são aprofundados e direcionados para as provas específicas.

Oficinas ENEM

Em consonância com o Novo Ensino Médio, as oficinas de Ciências da Natureza, Humanidades e Redação são realizadas no contraturno das aulas para alunos da 1ª e 2ª série EM, permitindo-os ingressar em um planejamento efetivo de estudos, conforme a área de interesse. As atividades direcionadas e ricas no uso de metodologias ativas estão entre os fatores responsáveis pelo bom desempenho dos alunos do Vieira no ENEM, nos diversos vestibulares do Brasil e também fora país. 

Material Didático e Videoaulas

Para maior foco e preparação na 3ª série EM, os módulos do Sistema Ari de Sá (SAS), adotados pelo Vieira, reúnem um roteiro eficaz deconteúdos, as questões dos últimos anos do ENEM e dos principais vestibulares, além  de orientação quanto aos conteúdos de maior incidência nesses exames. O  Colégio também oferece a plataforma digital do SAS, que disponibiliza videoaulas dos conteúdos de todas as disciplina, vídeos com a resolução de todas as questões, planos de estudo individualizado, conforme desempenho do estudante nos simulados  e um Simulador SISU, para que o aluno possa avaliar os avanços de sua aprendizagem, com base em dados concretos, quanto às chances de ingressar nas faculdades pretendidas, a  partir de sua nota nos simulados.

Simulados 

No Vieira, os simulados das provas do ENEM e outros vestibulares, realizados desde o 9ºEF, ganham ainda mais realismo no último ano do Ensino Médio. Ao seguir, rigorosamente, todas as regras estabelecidas pelas instituições responsáveis pelos exames externos, o Colégio treina e conduz os alunos a uma adaptação plena às condições exigidas – fator importante e significativo para vencer os desafios nos dias efetivos das provas. Ao longo do ano, os alunos fazem muitos simulados ENEM, FUVEST e UNICAMP.

Acompanhamento Personalizado

Todo aluno do Vieira conta com orientação e acompanhamento educacional por parte de nossos orientadores. E, na 3ª série EM,esse acompanhamento ganha o reforço de plataformas digitais como monitoramento personalizado da aprendizagem. Após cada simulado, o estudante recebe, por meio das ferramentas tecnológicas, um plano de estudo dirigido, com base no desempenho individual, incluindo novos conteúdos, novas abordagens e explicações sobre o tema que ele tenha apresentado eventuais dificuldades. Videoaulas e listas de exercícios específicos são propostos para que cada aluno possa suprir as lacunas. Além disso, há toda a assistência da equipe de professores e coordenadores pedagógicos. 

Revisões

Nos dois meses que antecedem as provas, o Vieira ainda realiza revisões gerais e específicas, com carga horária dobrada para as últimas. Mesmo após a data do ENEM, o Colégio ainda mantém as revisões para os vestibulares, conforme a instituição e o curso escolhido pelo aluno. Há revisões específicas para a UNICAMP, para FUVEST, a Faculdade Bahiana de Medicina, as Universidades Estaduais, entre outras. 

Gestão do Tempo

O plano de estudo é também um dos mecanismos que ajudam o aluno a melhor organizar o tempo para a aprendizagem dos conteúdos e realização das provas. Além da gestão do tempo para o estudo, o aluno também é preparado para administrar o tempo na resolução das provas. Com dezenas de questões e uma redação para fazer os candidatos devem lidar com tranquilidade e eficácia durante os exames. No Vieira, essa questão é trabalhada ao longo do ano, dando ao aluno condições e confiança para administrar o “relógio” a seu favor. 


Apoio Emocional 

O Vieira ainda busca preparar o aluno emocional e espiritualmente para fazer as provas de ingresso às universidades, a partir da formação inaciana. O trabalho, conduzido pela Orientação Educacional (SOE) e pela Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), contribui para o estruturamento psicoemocional dos alunos, na hora do exame.

Jornada de Informação Profissional

Em parceria com profissionais e instituições de Ensino Superior, o Vieira auxilia os alunos a definir ou conhecer mais as profissões que almejam seguir, a partir de um evento que proporciona experiências teóricas e práticas, por meio de seminários específicos e visitas a instituições.   

Plano de Vida e Discernimento

No Vieira, os todos os alunos contam com os serviços especializados desenvolvidos pelo Plano de Acompanhamento do Aluno. No Ensino Médio, as ações culminam no  Plano de Vida e Discernimento. Os alunos têm assistência de psicopedagogos, orientadores educacionais e pastoralistas que os auxiliam, a partir da formação integral da Pedagogia Inaciana, a traçar um plano de vida após a fase escolar. Trata-se de um apoio profissional diferenciado que, além de contribuir para a escolha da carreira, também prepara os alunos para atuar como profissionais ou empreendedores diferenciados, comprometidos social e eticamente com a cidadania global.