Enem e muito mais

A FORMAÇÃO DO VIEIRA QUE FAZ A DIFERENÇA EM TODA A VIDA

A proposta educacional do Colégio Antônio Vieira tem como principal objetivo preparar o jovem para a vida, abordando as dimensões cognitiva, socioemocional e humano-espiritual, proporcionando-lhe condições para desenvolver seu projeto de vida além da universidade. Um dos destaques dessa formação de excelência é o programa robusto de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Com uma equipe de professores altamente qualificada, o uso de plataformas educacionais de alta tecnologia e material didático especializado, o Vieira tem se destacado com elevados índices de desempenho dos alunos no Enem e aprovações nos principais exames de ingresso ao Ensino Superior do país com desempenhos gerais sempre bem acima da média.

ADRIANE DE CASTRO LEONY

ARIELI ALCÂNTARA LISBOA

• NUTRIÇÃO

Equipe de Professores

A formação do Vieira que faz a diferença em toda a vida

O primeiro grande investimento do Vieira é na formação continuada e na seleção da equipe docente composta por professores especializados na preparação para o Enem e vestibulares. Outro importante diferencial: a equipe que atua na 3ª série EM também ministra aulas para as 1ª e 2ª séries EM, em um trabalho integrado desde o início do Ensino Médio, com foco nos exames externos e na formação integral.

Márcio Félix

Francisnanda Leão

Língua Inglesa

MATERIAL DIDÁTICO

O material didático adotado pelo Vieira é parte do planejamento pedagógico, com enfoque na formação integral, mas também nas habilidades e conhecimentos exigidos no Enem e vestibulares. Na 3ª série do Ensino Médio, por exemplo, são utilizados módulos específicos que incluem questões dos últimos anos dos exames de ingresso nas principais universidades.

SIMULADOS E AULÕES

Os simulados e aulões têm papel de destaque na preparação dos estudantes do Vieira. Realizados desde a 1ª série do Ensino Médio, ganham ainda mais ênfase no último ano, sendo considerados uma preparação eficaz para enfrentar os desafios dos exames no dia das provas. Ao longo do ano, são nove simulados – sendo seis Enem, dois Fuvest e um Unicamp – que reproduzem exatamente o ambiente em que os alunos vão encontrar no dia do exame externo. As avaliações são corrigidas com a mesma tecnologia usada para a correção das provas oficiais do Enem, que é a Teoria da Resposta ao Item (TRI), com notas, portanto, muito próximas às do que o aluno tiraria no Exame Nacional.

PLANO DE ESTUDO E GESTÃO DO TEMPO

No Vieira, quando o aluno da 3ª série EM faz um simulado Enem, ele recebe na plataforma digital, um plano de estudo personalizado, com base no desempenho obtido. O plano de estudo ajuda o estudante a organizar seu tempo para aprendizagem, percebendo onde precisa melhorar o seu desempenho e focar mais atenção.

PROJEÇÃO DE APROVAÇÃO

A plataforma digital do Vieira também oferece aos alunos a oportunidade de assistir videoaulas de todas as disciplinas e utilizar o Simulador Sisu, em que eles inserem a nota obtida nos simulados realizados e escolhem o curso e a faculdade desejada, avaliando, com dados concretos, suas chances de aprovação.

REVISÕES GERAIS

Para um melhor aproveitamento do processo de estudo preparatório para os exames externos, o planejamento pedagógico prevê que todo o conteúdo preparatório para o Enem e vestibulares seja desenvolvido desde a 1ª série EM. Isso permite que nos últimos dois meses da 3ª série EM, antes das provas desses exames externos, as aulas sejam focadas nas revisões. Há também revisões gerais e específicas com carga horária dobrada.

REVISÕES ESPECÍFICAS

Mesmo após a data do Exame Nacional, a escola mantém as revisões para os demais vestibulares, conforme a instituição e o curso escolhido pelo aluno. Há aulas de revisões específicas para quem só vai prestar os exames da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), outra para quem vai prestar a prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e também outras para os candidatos inscritos para a Universidade de Campinas (Unicamp) e Bahiana de Medicina, por exemplo.

APOIO EMOCIONAL E ESPIRITUAL

O Vieira compreende a fase de pressões que o estudante enfrenta no Ensino Médio, sobretudo na última série. Por isso, além de dar condições para que o aluno consiga obter nas provas o desempenho para realizar seus objetivos quanto à carreira profissional, há toda uma preocupação com o aspecto emocional do estudante, a partir da formação inaciana. Isso é feito por meio de um acompanhamento realizado por psicopedagogos do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), o que contribui para dar segurança ao aluno e evitar o famoso “deu o branco”, algo comumente alegado por candidatos.

PROJETO DE VIDA

O Projeto de Vida, que é uma novidade na Lei do Novo Ensino Médio, já faz parte do currículo do Vieira há mais de cinco anos. Como parte integrante do currículo semanal, os estudantes do Ensino Médio do Vieira (1ª e 2ª séries) também contam com apoio de psicopedagogos do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) para traçarem seus projetos de vida.  Isso auxilia na escolha da carreira e na definição de como atuar adiante das questões contemporâneas.