Quem Somos

Com mais de um século de história, o Colégio Antônio Vieira é um dos ícones da qualidade educativa da Companhia de Jesus – ordem religiosa fundada na Europa, em 1540, por Santo Inácio de Loyola. Calcada e0 uma formação essencialmente humanística e voltada para responder os desafios contemporâneos, a chamada educação jesuítica faz-se presente atualmente em mais de 850 escolas em todo o mundo. No Brasil, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) é integrada por 17 colégios, distribuídos em nove estados, sendo o Vieira o único em atuação na Bahia. A proposta educativa diferenciada fundamentada nos princípios inacianos consolida o Colégio como modelo da vanguarda de metodologias de aprendizagens, a partir de um Projeto Político Pedagógico (PPP), que é sempre ressignificado para o tempo presente, e da formação integral do aluno enquanto cidadão global.

Mais do que uma instituição de ensino, o Vieira é hoje um centro contemporâneo de aprendizagem, que estimula o protagonismo estudantil de crianças e jovens do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. As aulas e demais atividades são desenvolvidas nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio noturno gratuito para jovens a partir de 15 anos, cuja renda familiar per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio.

NOSSO PATRONO

O Colégio Antônio Vieira foi fundado pela Companhia de Jesus em 15 de março de 1911, sendo batizado com o nome do emérito padre Antônio Vieira. O jesuíta viveu bem antes disso (1608-1697): nasceu em Lisboa e veio para a Bahia, com apenas sete anos, quando o pai foi nomeado escrivão da Colônia. Aos 15, Vieira deu início à vida religiosa, ainda como noviço. Em 1623, entrou na Companhia de Jesus, tendo honrando bravamente a missão evangelizadora e educacional da ordem religiosa, fundada por Inácio de Loyola.

Os jesuítas que construíram a escola, mais de 200 anos depois da morte de Vieira, não hesitaram em prestar a justa homenagem ao padre. Desde então, o Colégio Antônio Vieira consolidou-se como referência de excelência acadêmica, com inovações pedagógicas e metodológicas que o fazem, ano após ano, continuar encantando a todos, assim como seu patrono que, com determinação e eloquentes sermões voltados para a transformação social, tornou-se também uma referência da alta qualidade da proposta educacional inaciana.

Missão, Visão e Valores da RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) acredita que os processos educativos podem ser transformadores de vidas e realidades. Por meio de uma educação para cidadania global e para a renovação da fé cristã, as instituições da RJE são espaços de formação de lideranças capazes de irradiação nas diferentes instâncias sociais.

Visão da RJE para 2025

Ser uma rede de centros inovadores de aprendizagem integral que educam para a cidadania global com uma gestão colaborativa e sustentável.

Missão do Vieira

Promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

Visão do Vieira

Ser um centro inovador de aprendizagem integral que educa para a cidadania global com uma gestão colaborativa e sustentável.

Princípios e Valores

• Amor e Serviço
  • Justiça socioambiental
  • Discernimento
  • Cuidado com a pessoa
  • Formação integral
  • Colaboração e sustentabilidade
  • Criatividade e inovação

Conselho Diretivo

• Foto - Mariângela Risério
    Mariângela Risério Direção Geral
  • Foto - Ana Paula Marques
    Ana Paula Marques Direção Acadêmica
  • Foto - Pe. Emmanuel Araujo, SJ
    Pe. Emmanuel Araujo, SJ Assistente Espiritual
  • Foto - Juliana Argollo
    Juliana Argollo Direção Administrativa
  • Foto - Sérgio Silveira
    Sérgio Silveira Direção de Gestão de Pessoas

1911

O Colégio Antônio Vieira é instalado inicialmente na Rua do Sodré, nº 43, onde hoje está localizado o Colégio Ypiranga.

1911
1912

Em outubro desse ano, instala-se nos Coqueiros da Piedade, momento em que o internato é criado.

1912
1915

Ano de criação da Academia Vieirense de Ciências e Letras.

1915
1926

Aquisição do terreno na Fazenda Garcia para edificação de um novo prédio, melhor adaptado às condições escolares.

1926
1928

Organização do Grupo de Escoteiros Antônio Vieira (GEAV).

1928
1930

Lançamento da pedra fundamental do prédio do Colégio Antônio Vieira no bairro do Garcia.

1930
1945

Padre jesuítas residentes no Vieira adquirem a Fazenda Mercês, localizada em Mar Grande, e criam a Casa de Retiro São José.

1945
1952

Chegada dos padres italianos para ajudar na administração do Colégio.

1952
1958

Fundação da Associação de Pais e Mestres (APM).

1958
1967

Até 1967, o Colégio Antônio Vieira era estritamente masculino.

1967
1968

É nesse ano que se inicia o processo de matrículas de alunas, somente no terceiro colegial.

1968
1969

Fundação do SUPLECAV.

1969
1979

Colégio torna-se misto, com entrada de alunas no Vieirinha.

1979
1986

Organização da I Olimpíada Santo Inácio de Loyola.

1986

Inauguração do Ginásio Poliesportivo Antônio Vieira.

1997

Coral do Colégio Antônio Vieira inicia suas atividades sob regência do maestro Cícero Alves Filho.

1997

Organização do I Festival de Música Religiosa (FEMURE).

Construção da piscina.

Comemorações pelo centenário do Colégio Antônio Vieira.

Evento comemorativo pelos 25 anos da Feira de Informação e Cultura (FIC).