18.03.21

Programa de formação de professor é um dos diferenciais do Vieira

Com oficina ministrada pelo Prof. Zelão, Encontro Pedagógico sobre contexto pandêmico e currículo vivo abriu ações de 2021

Programa de formação de professor é um dos diferenciais do Vieira

Contar com professores e orientadores educacionais que sempre se revelam motivados a contribuir com a missão jesuíta para uma educação de qualidade, ainda que em contexto pandêmico tão adverso. Este tem sido um dos diferenciais que têm assegurado aos alunos do Colégio Antônio Vieira continuar avançando, dia a dia, nos objetivos de aprendizagem.

“Às vezes, a gente começa meio com preguiça, mas os professores vão logo nos animando”, conta o aluno Breno Cad, do 8º ano do Ensino Fundamental (EF). “A aula, mesmo com a distância física, flui e desperta interesse nas crianças”, conta a administradora Vanessa Valladares, mãe de Júlia e Isis, alunas dos 2º e 4º anos EF, respectivamente.

O aluno Breno Cad e a administradora Vanessa Valadares, que é mãe das alunas Júlia e Ísis, elogiam atuação dos professores nas aulas remotas

ENCONTRO PEDAGÓGICO

A renovação do ânimo e o comprometimento da equipe pedagógica, que tanto inspiram os estudantes nas aulas, são também fruto dos investimentos em formação promovidos pelo Vieira. Ao completar 110 anos, o Colégio busca estar sempre pronto e à frente do tempo presente. Antes mesmo das aulas começarem neste ano letivo, por exemplo, “as memórias e tudo o que vem sendo vivenciado atualmente pelos mestres, mobilizando a funcionalidade corpo-mente como possiblidade de currículo vivo e estímulo a aprendizagem dos  alunos” foram temas abordados no Encontro Pedagógico 2021. O evento abre, tradicionalmente, o ciclo de formação da equipe de professores e orientadores educacionais a cada ano letivo.

De acordo com a diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, toda a formação voltada para o ensino híbrido, metodologias ativas e utilização das novas tecnologias educacionais, feita ao longo de 2020, seguirá no processo de 2021, em parceria com a Rede Jesuíta de Educação (RJE). “Entendemos, entretanto, que o mais importante, neste início de ano, foi acolher o nosso professor, oferecendo um espaço para o desenvolvimento do autoconhecimento, um âmbito da dimensão humana muito valorizada em nosso Projeto Político-Pedagógico, na perspectiva da formação integral”, como explicou.

A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, informa que ações de formação devem seguir ao longo de 2021

INTERAÇÕES SAUDÁVEIS

“A intenção da oficina ‘O Corpo como Possibilidades de Currículo Vivo: aprendências com as mochilas existenciais’ foi proporcionar aos participantes contato com memórias do período pandêmico, refletindo como estas se estruturaram nos corpos e como esses corpos podem ser compreendidos como currículos potência movidos pelas mochilas existenciais (vivências e aprendizados) de cada participante para autorregulação e ressignificação do viver e de suas práticas formativas”, informou o professor José Teixeira, o Prof. Zelão, que é coordenador pedagógico da 2ª série do Ensino Médio (foto na abertura). Doutor em Educação e trainee em Análise Bioenergética, o Prof. Zelão conduziu a oficina.

As atividades com os colegas professores e orientadores educacionais envolveram dinâmicas e exercícios corporais da análise bioenergética com o objetivo de destacar a importância, sobretudo no momento atual, da “autorregulação do organismo como recurso para interações saudáveis consigo mesmo e nos coletivos onde atua”, como frisou Prof. Zelão, explicando um pouco o que se reflete no dia a dia das salas de aula do Vieira. “O Encontro Pedagógico nos convidou a uma reflexão, a lançarmos um olhar verdadeiro para o outro e para nós mesmos, assim como ao que nos une dentro de um cenário de tantas polarizações. Nossa humanidade é o que nos irmana e nos aponta o caminho do convívio sadio, entre os princípios tão basilares e intrínsecos na missão do Vieira”, avaliou a professora de Inglês Adriana Pereira, que leciona em séries diversas do Ensino Fundamental: 3º, 4º, 5º e  9º anos.

Professora de Inglês, Adriana Pereira gostou da oficina: “Nossa humanidade é o que nos irmana”

Realizado pela primeira vez de forma remota, o Encontro Pedagógico 2021 contou ainda com oração e acolhida, feitas pela equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), trazendo um momento de fé e esperança para o ano de 2021. Na oportunidade, a diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério, reiterou os valores e princípios que norteiam a missão educativa jesuíta, bem como o compromisso assumido pela RJE diante do Pacto Educativo Global. Para a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques, “embora ainda no virtual, foi um momento especial de reencontros e de fortalecimento de nosso sentimento de comunidade educativa, que se reconhece por princípios muito claros de uma educação que seja verdadeiramente transformadora para todos os atores que dela participam”, como concluiu.

Fotos: Secom Vieira e acervos pessoais