23.03.23

Práticas pedagógicas no bosque e laboratórios do Vieira são tema de mesa-redonda na Ufba

As diversas experiências didáticas e possibilidades de aprendizagens nos dois espaços foram destaque em congresso na universidade

As experiências didáticas de cunho científico promovidas no bosque do Colégio Antônio Vieira, assim como as atividades desenvolvidas nos laboratórios de Ciências da Natureza do colégio, foram tema, este mês, de duas mesas-redondas em congresso da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O “Ufba Congresso 2023” foi realizado de 14 a 17 de março, mobilizando a comunidade acadêmica. No caso das mesas sobre as iniciativas do Vieira, cada uma contou com a participação de professores do colégio das áreas de conhecimento relacionadas. Em ambas, o professor Luís Gois (Ciências) atuou como mediador.

Os professores vieirenses Clebson Costa (Geografia), Morgana Luchini (Ciências), Cynthia Marques (Ciências) e Marize Coelho (Ciências), além do professor Luís, participaram da mesa-redonda de tema “Sala de Aula Verde: As Relações Ser Humano-Natureza em Experiências Didáticas no Bosque do Colégio”, realizada no dia 16 no Instituto de Geociências da Ufba. Eles abordaram as diferentes concepções sobre o significado do espaço escolar no contexto do ensino de Ciências e Geografia, a partir de relatos sobre as práticas pedagógicas em que “o Bosque do Vieira é utilizado como ‘sala de aula verde’ para desenvolver diferentes atividades com os estudantes voltadas ao letramento científico no ensino de Ciências”, conforme explicaram.

“Os diferentes espaços de aprendizagem presentes em uma escola abrem oportunidades para diversas atividades e experiências ecológicas que podem ressignificar as compreensões sobre as relações do ser humano com a natureza. Nesse contexto, um jardim, um bosque, uma lagoa, uma horta se configuram como importantes instrumentos para essas aprendizagens e um importante aliado ao desenvolvimento do pensamento científico”, resumiu o professor Luís.

LABORATÓRIOS

A mesa-redonda de tema “Laboratórios de Ciências da Natureza e Educação Científica: Experiências e Possibilidades” contou a participação dos professores Álvaro Filho (Química), João Castro (Química), Valmir Lapa (biológo e gestor dos laboratórios do Vieira), Kátia Souza (Ciências), José Luiz Castro (Física), além do professor Luís, como mediador. A proposta foi discutir a importância dos laboratórios para as aprendizagens nos mais diferentes segmentos da Educação Básica.

Os professores do Vieira ressaltaram o quanto os laboratórios do colégio já estão, historicamente, consolidados como espaços para experimentos práticos e pesquisa científica nos campos da Biologia, Química e Física. “Os experimentos práticos visam ampliar a compreensão dos fenômenos da natureza e de suas leis, além de estimular o aluno a desenvolver o senso da pesquisa científica e seus métodos”, como destacaram. A mesa-redonda sobre o tema foi realizada no dia 17, também no Instituto de Geociências da Ufba.