Doutor em Educação, Prof. Roberto Rafael Dias reafirma papel da escola na sociedade
Docente do programa de pós-graduação da Unisinos conduz dia de formação para professores do Vieira
“Nosso compromisso profissional deve ser em defesa da escola e de torná-la um bem mais relevante, mais precioso, neste século 21”. Esta foi a mensagem do professor Roberto Rafael Dias, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), instituição jesuíta do Rio Grande do Sul, em formação ministrada, por videoconferência, para a equipe de coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores do Colégio Antônio Vieira, no último dia 27. “As escolas da Rede Jesuíta de Educação conseguem se posicionar muito bem nesse sentido, pois seguimos apostando na formação humana integral e na multidimensionalidade da vida, acreditando que o estudante pode ter acesso a mais conhecimentos do que aqueles do seu mundo cotidiano, que pode construir a sua autonomia na escola e na relação com o mundo e, mais do que isso, acreditando que nossa sala de aula é um ambiente de acolhimento, já que lidamos com vidas humanas em transformação”.
Doutor em Educação e docente da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade jesuíta, professor Roberto Rafael Dias é um dos palestrantes que participam da edição 2022 do Programa de Formação Docente do Vieira, que segue com atividades até outubro. O professor da Unisinos abordou o tema “Currículo e aprendizagem intergeracional na escola do século XXI: para além da individualização”. Antes deles, outros especialistas convidados abordaram também questões tratadas nas pesquisas da Educação contemporânea, a exemplo da escritora Paula Sibília, professora doutora da Universidade Federal Fluminense (UFF); e da doutora e mestre em Comunicação, Rosângela Florczak. Mais dois módulos estão previstos até o encerramento da edição.
ESCOLA RENOVADA
Na videoconferência, o Prof. Dr. Roberto Rafael Dias ressaltou que “é importante seguir defendendo a escola como um horizonte necessário para todos, como um horizonte possível”, mesmo quando se pensa em renovação de seu modelo. “A experiência formativa que a escola traz é fundamental para o futuro e para o século 21, porém queremos que essa escola renove seus propósitos e não se renda, estrita ou exclusivamente, às demandas da individualização que o neoliberalismo impõe. Assim, nesse cenário, mais importante que reformas educacionais, nós estamos diante da oportunidade de produzir renovação pedagógica”, disse, ressaltando o quão significativo faz-se o engajamento dos professores nesse processo. “Temos que trabalhar não na lógica do bem-competir, mas na lógica do bem-viver, pois certamente a escola que vai produzir respostas a esse tempo é a escola do bem-viver”.
Professor Roberto Rafael Dias citou movimentos globais considerados muito interessantes e que reafirmam o importante papel da escola para a sociedade, a exemplo do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, e o projeto da Comissão Futuros da Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “São exemplos de que é possível seguir defendendo a escola, mas uma escola renovada, uma escola que permita a construção de relações pedagógicas voltadas para o estudante, mas que não sejam individualistas e lhe que ofereçam, inclusive, uma possibilidade de intervir na vida pública com propósito, que lhe permita construir uma autonomia voltada para a cidadania ativa”.
DNA JESUÍTA
Professor Roberto Rafael Dias finalizou lembrando os princípios que estão no DNA de uma escola jesuíta. “Nós educamos os nossos estudantes para que eles construam um futuro humano melhor, e não apenas para que sejam portadores de um portfólio que os diferencie para que sejam melhores do que o vizinho. Nós fazemos mais do que isso e temos clareza disso”. As palavras do professor Roberto Rafael renovaram o comprometimento da equipe docente do Vieira para com a missão educativa da instituição.
“Esse olhar da educação jesuíta para o aluno, que o professor Roberto traz aqui, sempre me encantou, principalmente quando a gente percebe que existe muita carência de pautas profundas significativas e significadoras para a vida do estudante. Que nossa escola permaneça assim: sem nunca abrir mão das ocorrências, dos eventos e das práticas que levem esse aluno a um olhar para o autoconhecimento, para que ele perceba porque ele está ali, que é para ele, para o crescimento dele, sempre por ele”, declarou a professora Iolanda Cezimbra, ao final da palestra.
A diretora-geral, professora Mariângela Risério, agradeceu a participação do professor Roberto Rafael Dias, destacando a importância de reafirmar o papel da escola na sociedade e da missão educativa jesuíta. A professora Ana Paula Marques, diretora acadêmica, ressaltou que os estudos, publicações e pesquisas do palestrante, em diversos temas da área educacional, sempre se fazem presentes no Programa de Formação Docente da escola e reuniões de coordenação pedagógica (RCPs) do Vieira.
Fotos: Arquivo pessoal e Secop/CAV.
Leia também
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi
-
11.09.24
ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
-
10.09.24
Vieira recebe visita de estudantes do Colégio Diocesano, unidade da Rede Jesuíta no Piauí
Alunos do "Dió" puderam vivenciar e compartilhar experiências de aprendizagem no colégio baiano da RJE
-
10.09.24
Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes
Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público