27.07.22

Paula Sibilia ministra palestra para professores do Vieira em Programa de Formação Docente

Professora doutora da UFF e autora de dois livros que abordam a escola nos tempos contemporâneos

Paula Sibilia ministra  palestra para professores do Vieira em Programa de Formação Docente

Os desafios da Educação em tempos de compatibilidade com as tecnologias digitais móveis foi o tema de formação ministrada, este mês, pela palestrante Paula Sibilia, professora doutora da Universidade Federal Fluminense (UFF), para professores, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos do Colégio Antônio Vieira. Autora de livros, como “Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão”, “O show do eu: A intimidade como espetáculo” e “O homem pós-orgânico: A alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais”, Paula Sibilia destacou os conflitos da escola em geral como produto da era moderna automatizada convergindo, ainda que forçosamente, para a digitalização da vida pós-moderna.

A palestrante situou as tecnologias atuais como fenômenos históricos, enfatizando o objetivo da escola contemporânea “de buscar promover uma aprendizagem que gere interesse para crianças e adolescentes e que tenha propósitos efetivos, considerando os tempos de dispersão e de pessoas multitarefas”, como frisou. Ela destacou que, mesmo em plena Era Digital, a pandemia desvelou a importância da escola presencial, “mas, ao mesmo tempo, trouxe, mais fortemente, o desafio para que esta seja, de fato, um local que promova experiências de aprendizagens que façam sentido para o estudante do tempo presente”.

A palestrante elogiou o Vieira por ter um programa de formação continuada para a equipe pedagógica, abordando sempre temas atuais da Educação, com professores empenhados nos trabalhos de atualização constante do currículo. “Os alunos de vocês têm muita sorte”, concluiu. A formação com a professora argentina Paula Sibilia dá continuidade às ações previstas pelo Programa de Formação Docente do Vieira em 2022, que segue até outubro. Ela também gravou um vídeo especial, abordando os desafios da aprendizagem nos dias atuais, que será disponibilizado para acesso pelas famílias vieirenses no canal Vieira TV, no YouTube.

CURRÍCULO VIVO

“Sempre em conexão com um currículo aberto às insurgências do tempo presente, temos a Formação Continuada, em todos os âmbitos, como um dos pilares fundantes de nosso Projeto Político Pedagógico. Entendemos que ensinar é, antes de tudo, ser aprendiz, mobilizando-se e deslocando-se, numa troca reflexiva, constante e sistematizada entre teorias e práticas. As formações contribuem para o desenvolvimento da nossa capacidade de entender e interpretar a realidade local e global, de forma crítica, contextual e alinhada aos princípios educativos da Companhia de Jesus”, diz a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério. Além dela, a diretora acadêmica, Ana Paula Marques, e outros integrantes do Conselho Diretivo estiveram presentes na palestra de Paula Sibilia, realizada no Espaço Pe. Klein, SJ.

PRÓXIMOS MÓDULOS

Educação integral e inovação educativa: como orientar pedagogicamente neste século?
Prof. Dr. Roberto Rafael Dias da Silva/Unisinos
: 27 de agosto (virtual)                                    Carga horária: 3h30
Horário: 8h às 11h30                                                  Local: Plataforma Teams

Apresentação do Mapa de Aprendizagens de Formação Integral (MAFI): nossa cartografia educacional
Profª Ms Ana Paula Marques (doutorada/Unisinos) e Profª Ms Eliana Fonseca/CAV
Data: 24 de setembro (presencial)                         Carga horária: 3h30
Horário: 8h às 11h30                                                    Local: Espaço Klein

A formação integral: tessituras de nossas redes cotidianas e perspectivas 2023
Profª Ms Mariângela Risério (doutoranda/ Unisinos) e Profª Ms Andréa Oliveira/CAV
Data: 8 de outubro (presencial)                            Carga horária: 3h30
Horário: 8h às 11h30min                                             Local: Espaço Klein

OUTRAS FRENTES

O Programa de Formação Docente 2022 ainda prevê outras frentes formativas para grupos ou temas específicos: uma delas tem como foco a equipe pedagógica do 1º ao 4º ano EF, “retomando nossas aprendências a partir das abordagens Régio Emília, Educar para a Compreensão e Educar para a Diversidade, considerando as múltiplas infâncias do aqui-agora”, como frisa a diretora-geral, professora Mariângela Risério. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo professor doutor Paulo Fochi (Unisinos), a partir de encontros virtuais.

Uma terceira frente trata de seminários e outras ações que abordem as questões étnico-raciais e de gênero, tendo à frente o Comitê para Educação Étnico-Racial e de Gênero do Vieira. Por fim, mais duas últimas frentes estão voltadas para a formação do Setor de Coordenação Pedagógica (Secop) e a divulgação científica das últimas dissertações de mestrado defendidas por gestores do Vieira na Unisinos, universidade jesuíta do Rio Grande do Sul que tem conceito máximo do Ministério da Educação para ensino a distância.

Fotos: Secom/CAV.