05.10.22

Formação de professores promove imersão na infância e adolescência para ampliar compreensão sobre crianças e jovens do século 21

Atividade foi realizada como parte das ações do Programa de Formação Docente do Colégio Antônio Vieira

Formação de professores promove imersão na infância e adolescência para ampliar compreensão sobre crianças e jovens do século 21

Com o tema “Formação Integral – Tessituras de nossas redes cotidianas e perspectivas 2023”, a equipe de professores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais do Colégio Antônio Vieira participou, no último dia 24 de setembro, de uma imersão no universo da infância e da adolescência. As atividades foram conduzidas por profissionais especializados na escola que, com vídeos, músicas, cartas, palestras, partilhas e itinerâncias por diversos espaços de aprendizagem do Vieira, participaram de dinâmicas para resgatarem do que vivenciaram no passado as reflexões sobre as inovações cognitivas e socioemocionais da geração de crianças e jovens do tempo presente, cuja formação integral é o objetivo da missão educativa de todos os profissionais do colégio.

Após o momento de espiritualidade conduzido por pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa),a professora Ana Paula Marques, diretora acadêmica do Vieira, abriu o evento, ressaltando que, após as palestras já realizadas ao longo do ano com profissionais e consultores de outras instituições sobre temas diversos ligados à educação contemporânea, o programa agora fecha a edição 2022 com dois módulos conduzidos pela equipe de educadores do Vieira. O último módulo, previsto para o dia 8 de outubro, terá a apresentação do Mapa de Aprendizagens de Formação Integral (Mafi), pelas professoras Ana Paula Marques e Eliana Fonseca, esta última coordenadora pedagógica do 7º ano EF e articuladora pedagógica do Vieirinha.

DIVERSAS FONTES 

“Temos tido muitas aprendizagens em nossos encontros formativos bebendo de outras fontes para as nossas reflexões, mas também reconhecemos nossas práticas positivas, compartilhando conhecimentos adquiridos em formações específicas e de nossas experiências coletivas”, disse a diretora acadêmica. A professora Ana Paula ainda frisou que toda a atividade do dia foi planejada pelas professoras Mariângela Risério, diretora-geral, e Andréa Oliveira, coordenadora pedagógica da 2ª série do Ensino Médio e articuladora pedagógica do Vieirão.

“A nossa ideia foi propiciar um mergulho em si mesmo, a partir das potencialidades de suas próprias infâncias e juventudes, resgatando dimensões para além do cognitivo que também constituem o projeto pedagógico de nossa escola, numa formação que, nesse momento, é essencial para o próximo passo de já planejarmos as nossas ações para 2023”, explicou a professora Andréa Oliveira. Para tratar da infância, a formação especial contou com a participação da professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira e especialista em estudos sobre a infância e brincadeiras infantis. O professores Letícia e Carmelito Lopes (Música) e Camila Govas (Arte) também conduziram as atividades, realizadas no Pátio Aquarela.

ADOLESCÊNCIA QUE SE RENOVA

Os desafios da educação para os jovens em plena adolescência foram abordados pela orientadora educacional Camila Portugal, que incentivou reflexões sobre o tema no Auditório Mabel Velloso. O momento ainda contou com a participação especial do aluno Cauã Cardoso, da 2ª série EM e que integra a Academia Vieirense de Letras de Artes (Avla). Ele fez uma performance musical, interpretando uma canção da banda Legião Urbana, que estreou no cenário musical brasileiro na década de 80, expressando conflitos normais da adolescência que se renovam a cada geração.  


Ao final da etapa no auditório, a também orientadora educacional Mara Raquel Valverde promoveu reflexões sobre o professor adulto de hoje, em meio aos desafios de educar as novas gerações de crianças e adolescentes. Para esta etapa, a música “Maior”, de Dani Black interpretada por Milton Nascimento, foi a trilha escolhida para as dinâmicas de sensibilização.

REFLEXÃO PARA RCPs

“A música, cujo refrão diz que ‘eu sou maior do era antes, estou melhor do que era ontem’, sensibiliza e nos convida a mergulharmos em nossas vivências, trazendo a infância e a adolescência como questões para este ‘eu’ que somos hoje”, frisou a professora Andréa Oliveira. As reflexões e aprendizagens foram encerradas com mensagens de estímulo e esperança, representadas por um abraço simbólico ao Bosque do Vieira, em momento conduzido pelas professoras Andréa, Mara Raquel e pela pastoralista Gilmara Ferreira (Sorpa). “Os trabalhos formativos nesse sentido prosseguirão nas reuniões semanais de coordenação pedagógica (RCPs), a partir de um trabalho do Serviço de Orientação Educacional (SOE) voltado para a perspectiva de enxergarmos os nossos projetos de vida”, revelaram.

“As vivências trouxeram memórias afetivas de fases vividas com muita intensidade por mim, que foram a infância e a adolescência. Ao me reconectar com alguns momentos vividos, pude refletir sobre o dia a dia na sala de aula com meus alunos, e o quanto a brincadeira, a música, o tempo para escutar e ser escutado devem fazer parte do nosso cotidiano com toda a alegria e a leveza que a infância tem”, avaliou a professora Aline Cohen, da equipe pedagógica do 2º ano EF.


Veja mais fotos da formação!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo