28.04.22

Escolas jesuítas de Educação Popular participam de atividades do Programa de Formação Continuada do Vieira

Representantes das instituições em Ilhéus, Capim Grosso e Feira de Santana acompanham encontros virtualmente

Com tema “Educação integral e integradora: percursos para currículos pós-pandemia”, o Colégio Antônio Vieira segue, em 2022, com o programa de formação continuada da equipe pedagógica, cuja abertura oficial ocorreu, no início do ano letivo, com uma palestra sobre “Os Desafios da Educação e do educador em tempos digitais”.  As ações prosseguem agora em duas frentes: formação da coordenação pedagógica, com encontros mensais, sempre em uma segunda-feira; e, a formação docente, incluindo os professores, que prevê quatro módulos de atividades: dois com profissionais externos e outros dois com gestores e educadores do Vieira.

Este ano, por iniciativa da diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério – que também integra uma comissão sobre as obras educativas no Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia – , representantes das escolas de Educação Popular da Companhia de Jesus em Ilhéus (Fundação Fé e Alegria), Capim Grosso (Escola Agrícola de Jaboticaba, agora também integrante da Fé e Alegria) e Feira de Santana (Escola João Paulo II) foram convidados a participar. “Essa formação que, sempre nos enriquece e qualifica tanto, será, desta vez, potencializada pela presença e trocas que nós vamos ter também com educadores das outras escolas do Núcleo, porque cada uma delas vai trazer suas narrativas, suas experiências de uma educação transformadora dentro da perspectiva da Companhia de Jesus. Será, portanto, um ganho para todos nós porque vamos ampliar essa participação, essa troca de conhecimento, de saberes”, diz a professora Mariângela Risério.

EM REDE

“A partir da provocação do Plano Apostólico da Província, temos buscado ampliar nossas ações em rede que facilitem a nossa missão, criando possibilidades e oportunidades de gerar processos formativos entre nós, mesmo diante dos desafios de estar lidando com públicos diferentes, mas que, por outro lado, alargam nossos horizontes sobre a realidade e metodologias adotadas, por exemplo, pensando, juntos, um projeto educativo de qualidade”, destaca o padre Alexandre Souza, SJ, superior do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia, ressaltando que a iniciativa também atende ao que propõe o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global.
O primeiro encontro, apenas com os coordenadores pedagógicos, foi realizado no dia 11 de abril, tendo como facilitador o historiador e doutor em Educação, professor Zelão Teixeira. “Foi realmente muito bom e as pessoas com quem tive a oportunidade de conversar, depois, revelaram que se sentiram muito tocadas com as partilhas e dinâmicas propostas pelo Prof. Zelão que nos desafiou a pensar sobre a nossa proposta de educação integral tanto do posto de vista da Companhia de Jesus, enquanto missão, mas também o que o Poder Público propõe, enquanto projeto educativo”, avalia o Pe. Alexandre, SJ, que, recentemente, visitou a escola de Ilhéus, acompanhado pelo diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Pe. Antonio Tabosa, SJ.

Em mensagem aos representantes das escolas jesuítas de Educação Básica, a equipe do Colégio Antônio Vieira informou estar entusiasmada com os potenciais de interlocução. “A formação continuada do Vieira, que sempre se sustenta no eixo principal sobre currículo, contemporaneidade e sujeitos históricos da aprendizagem, é um dos principais pilares do Projeto Político Pedagógico. Planejamos e organizamos o projeto formativo com muitas intencionalidades, foco em nossos objetivos educacionais e alinhamento aos princípios educativos da Companhia de Jesus”, frisa a mensagem enviada às instituições.