08.09.21

Van Gogh e Frida Khalo inspiram estudantes do Vieira em atividade de Artes e Religião

Ação realizada em codocência permitiu aos jovens do 9º ano EF desenvolver competências, ao refletir sobre identidade e afetividade

“Um encontro inusitado ou uma conexão perfeita?” Essa foi a grande dúvida dos professores de Ensino Religioso (Jacinto Gomes e Odijas Neto) e de Arte (Livia Ayres), após o belo resultado de um trabalho de codocência realizado com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. A partir dos temas sobre autoconhecimento e convivência saudável, os professores atuaram, em conjunto e colaborativamente, em uma ação pedagógica que levaram os estudantes a produzir autorretratos e acrósticos poéticos, mergulhando no universo artístico de Frida Khalo e Vicente Van Gogh, ambos com trabalhos voltados para a autobiografia visual.

“O objetivo da atividade pedagógica foi o de permitir aos estudantes da série construir significados, ampliar sentidos e contextualizar reflexões, inclusive no campo humanístico e espiritual”, explicam os professores. “Pelo poder inspirador da arte, as atividades da codocência integram as dimensões que nos formam, abrindo possibilidades para os sonhos e encontros, deslumbramentos e deslocamentos, reflexões e impulsos que clamam pela vida humana mais livre e pulsante nos seus ideais de emancipação, justiça e solidariedade. Os trabalhos realizados e todo o processo vivido expressam essa linguagem viva na escola, em que a formação humana se dá nessa multidimensionalidade e interação”, completa a coordenadora pedagógica da série, professora Vânia Virgens.

Professores Odijas Neto, Jacinto Gomes e Livia Ayres atuaram em codocência, em atividade destacada pela coordenadora pedagógica Vânia Virgens

ARTE E AFETIVIDADE

Como proposta artística, as turmas trabalharam, compondo duas produções: um autorretrato e um acróstico poético. “Na primeira, a ideia era expressar traços de identidade, para além da própria imagem. Já na segunda, a proposta visava criar uma corrente afetiva entre os alunos, proporcionando ao estudante a oportunidade de deixar uma mensagem afetiva, através da escrita poética em forma de acróstico, para um colega da turma escolhido por ele(a)”, contam os professores. Na culminância do projeto, os alunos fizeram entregas virtuais dos acrósticos, em um abraço virtual e ato concreto de afetividade, trabalhados pelos professores de Ensino Religioso.

O resultado não poderia ser mais lindo! Confira em nossa galeria alguns trabalhos!