Juventudes

”Acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor” é uma das Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, lançadas em 2019. Esse olhar marca a história dos jesuítas. Foi em um contexto universitário que Inácio de Loyola e os primeiros Companheiros encontraram-se, sonharam e iniciaram o grupo de amigos no Senhor responsáveis pela criação da Companhia de Jesus.

Por entender o jovem como um ser único e de singulares potencialidades, o  Vieira busca sempre estar atento às diversas juventudes do Colégio, em um mundo influenciado pela globalização, com diferentes realidades políticas, culturais e sociais.

Faz parte da nossa missão, portanto, ajudar as juventudes na construção de seu projeto de vida, realização pessoal como dom e serviço aos demais, em prol de uma sociedade mais sustentável, justa e fraterna.

Por isso, em constante diálogo com a Cidadania Global, o protagonismo estudantil no Colégio Antônio Vieira se constrói através das seguintes iniciativas:

• Grêmio Estudantil

Criado com o objetivo de representar os alunos vieirenses, o Grêmio Estudantil Antônio Vieira oportuniza o exercício da democracia e o desenvolvimento de lideranças, a partir de diversas atividades. Com sede no próprio Vieira, o grêmio é regido por estatuto próprio que incentiva a cultura literária, artística e desportiva, inclusive com entidades congêneres.
    Por meio do grêmio, o Vieira oportuniza o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes, que, conscientes de seus direitos e deveres e donos de uma visão abrangente, defendem suas opiniões e ajudam a fortalecer o Vieira e sua comunidade como agentes educativos de excelência.

• Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA)

O ano era 1915. Na ocasião, o Colégio Antônio Vieira, com apenas quatro anos de fundação, celebrava uma iniciativa inovadora dos seus alunos. Conta uma ata da época: “Neste 28 de outubro, nosso colégio teve a honra de ver inaugurada a sua Academia de Artes e Cênicas”. Passados 100 anos, a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), refundada em 2014, celebra essa trajetória centenária de valorização das mais diversas expressões artísticas.

Sob a coordenação do professor Paulo Reis, os alunos realizam diversos saraus e apresentações marcantes durante o ano letivo. Os espetáculos fazem passeios por todos diversos temas, trazendo com músicas, dramatizações, poesias e performances diversas.

• Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre Minorias Sociais (NEIMS)

O NEIMS foi fundado em 2015 por iniciativa de estudantes que julgaram importante colocar em pauta, debater e estudar questões envolvendo minorias sociais. O grupo promove mesas e fóruns que tratam sobre esse tema e, anualmente, realiza o SobreVIDAS, em parceria com a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), quando são realizadas apresentações artísticas, rodas de conversas e discussões sobre filmes e documentários, entre outros. As reuniões quinzenais também são marcadas por seminários e debates sobre temas da atualidade.

• Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC)

Fundado em 2015, o NAIC aborda o estudo das diferentes áreas do conhecimento, sendo formado por um ambiente aberto para o debate, a exploração e a realização de atividades relacionadas a diversas áreas da ciência. A ação se dá através da organização e promoção de atividades como olimpíadas do conhecimento, palestras com temáticas diversas apresentadas por professores e convidados, feiras de ciências, monitorias, grupos de estudos, discussões políticas, além de outros projetos relacionados às várias faces do saber, sempre com abertura a inovações.

• Núcleo Ambiental do Vieira (NAV)

Fundado em 2008 por iniciativa de professores e reativado em 2017 por estudantes, o NAV é um espaço para discussão e reflexão sobre temáticas ambientais, em que não se busca apenas realizar ações de grande porte, mas também a conscientização ambiental estudantes do Colégio.

• Voluntariado

O projeto de voluntariado educativo do Colégio Antônio Vieira promove a interdisciplinaridade, possibilitando relacionar conteúdos a atividades, projetos de estudo, pesquisa e ação. A iniciativa contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, com o envolvimento de toda comunidade escolar, dentro dos princípios educacionais inacianos. São ações que visam formar cidadãos globais comprometidos com os demais e com a nossa Casa Comum, a partir também do estudo de casos de exclusão social e apresentação de propostas de intervenções individuais e coletivas com potenciais de transformação de realidades adversas.

• Peregrinos de Calça Jeans

Criado em abril de 2013, o grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ) é uma iniciativa dos alunos participantes da Semana Santa Jovem (SSJ) na cidade de Capim Grosso(BA). Com apoio do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) do Colégio, o PCJ baseia-se em três pilares (amizade, espiritualidade e ação social), estendendo as ações ao longo do ano, em Salvador e outros municípios baianos.

E-mail: grupopcj1@gmail.com
    Facebook: PCJ
    Instagram: @grupopcj

• Intercâmbio e eventos de formação

O protagonismo estudantil também é construído através de iniciativas voltadas para a formação de líderes inacianos. Eventos como a Semana Santa Jovem, Luz Maior, Lanterna, Semana do Voluntariado, Intercâmbio para a Cidadania Global na Fordham University (Nova York), Curso Taller Arrupe (Colômbia), Encontro de Formação Integral, entre outros, contribuem para que nossos estudantes se tornem cada vez mais comprometidos em ser mais para os demais.