24.04.24

Terceirão do Vieira aposta na criatividade para ‘voltar à infância’ em dia de descontração​

Estudantes adotam fantasias para relaxar e tratar com leveza temas que também são objeto de estudo  

Terceirão do Vieira aposta na criatividade para ‘voltar à infância’ em dia de descontração​

Um dia divertido no colégio para relaxar um pouco em meio a um robusto programa de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Assim, em cinco dias durante o ano letivo, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira prometem extravasar o bom humor em clima de descontração, sempre com temática e a caracterização escolhidas pelos próprios estudantes. Nesta quarta-feira (24), eles escolheram o tema “Voltando à Infância” e, como geralmente fazem no dia a dia, também capricharam no visual. Os próximos temas previstos são: personagens de desenhos animados e profissões. 

“São dias pensados mesmo para a descontração e que foram incluídos, oficialmente, no Guia do Estudante do colégio, evidenciando o quanto nossa equipe pedagógica valoriza a escuta aos jovens e suas famílias, assim como incentiva o protagonismo e autonomia dos estudantes, reafirmando conceitos de responsabilidade, entre outros  princípios, tão essenciais para a Companhia de Jesus [ordem religiosa da qual faz parte o Vieira]”, como destacou a orientadora educacional da série, Mara Raquel Valverde. No dia, os jovens vieirenses do Terceirão assistem às aulas caracterizados, contando com a parceria da equipe pedagógica que interage com a temática e até a utilizam para promover novas aprendizagens e discussões sobre questões associadas que podem ser tratadas no Enem, por exemplo.    

Psicóloga, Mara Raquel destaca o quanto é importante ter momentos do tipo para os estudantes da série, geralmente muito pressionados pela sociedade acerca do futuro profissional. “Os jovens estudantes que estão agora concluindo o Educação Básica enfrentaram um longo processo de escolarização e chegam à finalização dessa etapa se esforçando para ingressar no Ensino Superior. Isso pode gerar sentimentos que variam desde uma preocupação até o nível de ansiedade generalizada e estresse acentuado, pois, de fato, o Enem e vestibulares são provas concorridas, classificatórias, que testam a capacidade de reunir todo o conhecimento de uma trajetória escolar”, explica a psicóloga, que reafirma o quanto é importante que a escola e a família busquem ajudar o estudante a manter o seu equilíbrio emocional”, o que inclui a promoção de dias de descontração, entre outras formas de apoio.

Veja agora mais fotos desse dia tão descontraído e de muita criatividade!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo