Projeto Pedagógico

Um grande colégio para grandes escolhas

Nossa missão é promover educação de excelência inspirada em valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

• Espaço maker

Conectado com as questões culturais da contemporaneidade, o Colégio oferece espaços maker para o Fundamental 2. Esse é um espaço de valorização da cultura “mão na massa”, um projeto interdisciplinar que desenvolve no estudante competências socioemocionais consideradas fundamentais para que ele possa compreender e editar o mundo ao seu redor. Baseia-se no desenvolvimento da autonomia e postura inovadora diante do contexto contemporâneo, explorando a capacidade de criatividade e raciocínio lógico, de trabalho colaborativo e de empreendedorismo.

• Plataforma Geekie

O Vieira também disponibiliza, para os alunos do 8º ano EF à 3ª série EM, a Geekie, uma plataforma personalizada de educação que oferece conteúdo significativo, digital e flexível. Essa ferramenta de aprendizagem instiga o interesse do aluno, integrando diferentes recursos de aprendizagem, além de contar com inteligência de dados para orientar diálogos e decisões pedagógicas.

• Plano do acompanhamento do aluno e projeto de vida

Do 1º ano EF ao 9º ano EF, nossos educadores, de forma sistemática, propõem atividades em grupo, que proporcionem o desenvolvimento de competências, como automotivação, espiritualidade, comunicação interpessoal, convivência com a diversidade, sentido ético e liderança construtiva. E, no Ensino Médio, o trabalho, intitulado Projeto de Vida, o projeto foca em momentos de formação das turmas, a partir de inventários de interesse do jovem, de visitas às instituições profissionais e de exercícios socioemocionais e espirituais que ajudem o estudante no processo de escolha profissional, dentro de um contexto amplo de planejamento de vida após a escola.

• Iniciação científica

No Colégio Antônio Vieira, o conhecimento científico e tecnológico é aprofundado e intensificado já a partir do Ensino Fundamental 2, por meio de um componente interdisciplinar que incentiva o hábito de pesquisa e estudo diário, sistematizando as práticas metodológicas e acadêmicas, nas diversas áreas do conhecimento. Essa prática, além de instrumentalizar o aluno para as regras próprias da investigação de conhecimentos, estimula a criatividade e imaginação, valorizando a pesquisa como princípio educativo rico e eficaz no processo protagonista das aprendizagens.

• Oficinas ENEM (Itinerários optativos para o Ensino Médio)

O projeto de atualização curricular do Ensino Médio propõe extensão de carga horária, oferecendo oficinas de Redação, para todos e os estudantes da 1ª e 2ª Série EM. A proposta qualifica a produção textual dos alunos, garantindo que o Colégio se mantenha com bons resultados no ENEM e em concursos vestibulares por todo o Brasil.

Além das oficinas de Redação, há também o projeto de itinerários por área do conhecimento. O Colégio oferece, no contraturno, componentes curriculares optativos, por meio de oficinas de Ciências da Natureza ou Ciências Humanas. Esses itinerários irão aprofundar o complexo de competências e habilidades da área do conhecimento que o aluno escolher, conforme seu Projeto de Vida e sua proposta de formação acadêmica, no Ensino Superior.

• Projeto de inovação das tecnologias educacionais

Aliados aos espaços inovadores, com mobiliários contemporâneos que convidam o aluno a ser protagonista de seu processo educacional, recursos tecnológicos de alta performance também qualificam e personalizam a aprendizagem de nossos estudantes. Ambientes virtuais de aprendizagem e plataformas de acompanhamento de resultados reforçam a implicação do aluno com seus estudos. Laboratórios móveis, com tablets e notebooks de última geração, possibilitam as práticas de metodologias ativas, de forma que a aprendizagem se torne ainda mais significativa e individualizada.

• Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral

O Serviço de Orientação religiosa e Pastoral (SORPA) é um dos diferenciais do Colégio Antônio Vieira para o projeto de formação integral dos seus alunos. Como integrante da Rede Jesuíta de Educação, o Vieira busca transformar as pessoas e as suas realidades,“com vista ao crescimento e amadurecimento pessoal, à luz da visão cristã de mundo, contemplando a valorização e a formação para a Justiça Social e a Sustentabilidade”, de acordo com o Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus. Inspirado pelo evangelho e pela Espiritualidade Inaciana, o SORPA articula fé, vida e cultura, através de várias iniciativas, desenvolvidas em duas vertentes: Pastoral e Ensino Religioso.

• Atividades esportivas

Atentos à importância da dimensão corporal para uma formação integral, investimos em diversas opções de práticas motoras que vão além do exercício físico e contam com um corpo docente competente, que faz do movimento uma valiosa ferramenta educacional. A Educação Física Escolar, as modalidades esportivas oferecidas à comunidade Vieirense (Futsal, Vôlei, Basquete, Ginastica Rítmica, Natação, Handebol e Hidroginástica), assim como a participação em diversas competições esportivas intercolegiais, são algumas das opções disponíveis.