Projeto Pedagógico

Um grande colégio para grandes escolhas

Nossa missão é promover educação de excelência inspirada em valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.


ITINERÁRIOS DO ENSINO MÉDIO/OFICINAS

No Ensino Médio, os estudantes contam, no contraturno, com oficinas por áreas de conhecimento, que são os itinerários de aprofundamento, reforçando a aprendizagem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares das universidades. Em todas as opções, a Oficina de Redação é obrigatória. A proposta qualifica a produção textual dos alunos, o que tem garantido que o colégio esteja sempre em destaque nos resultados dos exames externos. São quatro oficinas que eles podem optar em fazer no primeiro ou no segundo semestre.

AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Há também os itinerários de ampliação do conhecimento. Aqui os estudantes do EM podem optar, a partir da oferta oferecida em diversas áreas, inclusive cursando disciplinas ministradas pelo programa a distância da Universidade Unisinos, do Rio Grande do Sul (RS), como no quadro a seguir. Uma delas, inclusive, é totalmente em inglês, ampliando a aprendizagem bilíngue. Há também a possibilidade de ampliação do conhecimento em língua estrangeira ou a partir de projetos da cultura maker. A participação nas ações e projetos de protagonismo juvenil, como a simulação de conferências das Nações Unidas (ONU Colegial) e os núcleos estudantis em áreas diversas, agora também perfazem crédito curricular deste itinerário.  

  • Espaço maker

    Conectado com as questões culturais da contemporaneidade, o Colégio oferece espaços maker para o Fundamental 2. Esse é um espaço de valorização da cultura “mão na massa”, um projeto interdisciplinar que desenvolve no estudante competências socioemocionais consideradas fundamentais para que ele possa compreender e editar o mundo ao seu redor. Baseia-se no desenvolvimento da autonomia e postura inovadora diante do contexto contemporâneo, explorando a capacidade de criatividade e raciocínio lógico, de trabalho colaborativo e de empreendedorismo.

  • Plataforma Geekie

    O Vieira também disponibiliza, para os alunos do 8º ano EF à 3ª série EM, a Geekie, uma plataforma personalizada de educação que oferece conteúdo significativo, digital e flexível. Essa ferramenta de aprendizagem instiga o interesse do aluno, integrando diferentes recursos de aprendizagem, além de contar com inteligência de dados para orientar diálogos e decisões pedagógicas.

  • Plano do acompanhamento do aluno e projeto de vida

    Do 1º ano EF ao 9º ano EF, nossos educadores, de forma sistemática, propõem atividades em grupo, que proporcionem o desenvolvimento de competências, como automotivação, espiritualidade, comunicação interpessoal, convivência com a diversidade, sentido ético e liderança construtiva. E, no Ensino Médio, o trabalho, intitulado Projeto de Vida, o projeto foca em momentos de formação das turmas, a partir de inventários de interesse do jovem, de visitas às instituições profissionais e de exercícios socioemocionais e espirituais que ajudem o estudante no processo de escolha profissional, dentro de um contexto amplo de planejamento de vida após a escola.

  • Iniciação científica

    No Colégio Antônio Vieira, o conhecimento científico e tecnológico é aprofundado e intensificado já a partir do Ensino Fundamental 2, por meio de um componente interdisciplinar que incentiva o hábito de pesquisa e estudo diário, sistematizando as práticas metodológicas e acadêmicas, nas diversas áreas do conhecimento. Essa prática, além de instrumentalizar o aluno para as regras próprias da investigação de conhecimentos, estimula a criatividade e imaginação, valorizando a pesquisa como princípio educativo rico e eficaz no processo protagonista das aprendizagens.

  • Projeto de inovação das tecnologias educacionais

    Aliados aos espaços inovadores, com mobiliários contemporâneos que convidam o aluno a ser protagonista de seu processo educacional, recursos tecnológicos de alta performance também qualificam e personalizam a aprendizagem de nossos estudantes. Ambientes virtuais de aprendizagem e plataformas de acompanhamento de resultados reforçam a implicação do aluno com seus estudos. Laboratórios móveis, com tablets e notebooks de última geração, possibilitam as práticas de metodologias ativas, de forma que a aprendizagem se torne ainda mais significativa e individualizada.

  • Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral

    O Serviço de Orientação religiosa e Pastoral (SORPA) é um dos diferenciais do Colégio Antônio Vieira para o projeto de formação integral dos seus alunos. Como integrante da Rede Jesuíta de Educação, o Vieira busca transformar as pessoas e as suas realidades,“com vista ao crescimento e amadurecimento pessoal, à luz da visão cristã de mundo, contemplando a valorização e a formação para a Justiça Social e a Sustentabilidade”, de acordo com o Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus. Inspirado pelo evangelho e pela Espiritualidade Inaciana, o SORPA articula fé, vida e cultura, através de várias iniciativas, desenvolvidas em duas vertentes: Pastoral e Ensino Religioso.

  • Atividades esportivas

    Atentos à importância da dimensão corporal para uma formação integral, investimos em diversas opções de práticas motoras que vão além do exercício físico e contam com um corpo docente competente, que faz do movimento uma valiosa ferramenta educacional. A Educação Física Escolar, as modalidades esportivas oferecidas à comunidade Vieirense (Futsal, Vôlei, Basquete, Ginastica Rítmica, Natação, Handebol e Hidroginástica), assim como a participação em diversas competições esportivas intercolegiais, são algumas das opções disponíveis.

Ícone - INSCRIÇÕES DIURNO 2024
INSCRIÇÕES DIURNO 2024
Ícone - MATRÍCULA 2024
MATRÍCULA 2024

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo