08.11.21

Programação especial marca Mês da Consciência Negra no Vieira

Atividades integram-se ao conjunto de ações realizado durante o ano pelo Comitê para Educação Étnico-Racial e de Gênero do colégio​

Programação especial marca Mês da Consciência Negra no Vieira

A divulgação de um vídeo com a participação do Irmão Raimundo Barros, SJ, presidente da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi) e diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação (RJE), abriu a programação especial do Colégio Antônio Vieira neste Mês da Consciência Negra. O depoimento é baseado no documento “Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva no Século XXI” que alerta para o exercício do discernimento nas instituições de ensino da Companhia de Jesus.

Veja o primeiro vídeo da série!

TEXTOS REFLEXIVOS

Na programação, ainda constam contação de histórias, aulas especiais, além de matérias e postagens no site e redes sociais do Colégio. Dentre os textos a serem publicados, está uma reportagem sobre o lançamento pela Ufba de um livro que reúne práticas pedagógicas antirracistas e que tem, entre os autores, a professora Ana Rita Santana, do Programa Bilíngue do Vieira.

Está prevista também a publicação de um artigo especial no dia 20, Dia da Consciência Negra. O texto é de autoria da coordenadora do Comitê para Educação Étnico-Racial e de Gênero do Vieira, a psicopedagoga e orientadora educacional Camila Portugal. Ela destaca a importância das atividades de conscientização no Mês da Consciência Negra e em todos os dias da escola.

“Uma escola antirracista não se constitui em um dia ou em um mês específico. O 20 de novembro é muito importante, quando compreendido como um momento de convite para que todos pensem sobre os efeitos nocivos do racismo para a humanidade. Nesse sentido, o CAV compreende que a educação para as relações étnico-raciais deve, assim como está preconizado na Lei 10.639/2003 e nos documentos da Companhia de Jesus, fazer parte do cotidiano de qualquer escola, cuja compreensão é de que a equidade é um caminho para uma sociedade mais justa e, portanto, mais feliz”, diz Camila Portugal.

Coordenadora do Comitê para Educação Étnico-Racial e de Gênero do Vieira, Camila Portugal publica artigo sobre educação antirracista

MAIS VÍDEOS E LIVROS

Dentro da série “Boas Práticas em Família”, pais, responsáveis e alunos vieirenses também participam de outro vídeo com depoimentos sobre como trabalham o antirracismo no núcleo familiar e também para a conscientização de toda a sociedade. Educadores do Colégio ainda participam de um outro vídeo falando sobre práticas pedagógicas voltadas para uma educação antirracista.

Já a equipe da biblioteca vai promover a contação de histórias sobre o tema, que também será divulgada em vídeo, tendo como fundo o painel inaugurado este ano pelo Colégio que homenageia a escritora Maria Carolina de Jesus. As bibliotecas do Vieira adquiriram este ano também livros escritos por autores negros que abordam a temática antirracista e vão estimular ainda mais a leitura das obras neste mês.