24.05.22

Práticas pedagógicas exploram criatividade e ampliam conhecimentos sobre Direitos Humanos

Produção de fanzine é uma das atividades do Projeto MDH desenvolvido no Vieira

Práticas pedagógicas exploram criatividade e ampliam conhecimentos sobre Direitos Humanos

Como parte das atividades do projeto interdisciplinar Movimento Direitos Humanos (MDH), estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira produziram, este mês, fanzines bem criativos. Além da aprendizagem em si da confecção do material, foram trabalhadas algumas importantes questões tratadas pelo projeto: as necessidades do indivíduo enquanto pessoa humana; a relação entre dignidade humana e direitos humanos; o caráter universal, inalienável, indivisível e interdependente dos direitos humanos; a equiparação do usufruto da dignidade humana; e, a responsabilidade individual pela promoção, defesa e manutenção dos direitos humanos em prol do coletivo.

Os estudantes dividiram-se em grupos e tiveram que atender alguns requisitos básicos, como incluir tirinhas ou charges; texto sobre o tema abordado no livro Movimento Direitos Humanos, do jurista, professor universitário e escritor Dalmo de Abreu Dallari; além de outros recursos para tornar as publicações ainda mais atraentes (caça-palavras, palavras cruzadas, jogo dos sete erros, carta enigmática, entre outros). O resultado dos trabalhos agradou muito a equipe pedagógica. 

“Importantíssima pauta de estudo para os alunos e alunas do 9º ano, Direitos Humanos é proposta respaldada na Pedagogia Inaciana, reafirmada pelo Projeto Político Pedagógico da instituição, por possibilitar o conhecimento das garantias fundamentais que asseguram os direitos aos cidadãos”, destacou a professora Léa Pontes, coordenadora pedagógica da série. “Os Direitos Humanos tratam da dignidade da pessoa humana, do direito à vida, à educação, ao trabalho e à liberdade de opinião e expressão. Todos, sem distinção, merecem as proteções. O mundo inteiro estuda os direitos humanos, já que eles são considerados universais e válidos para todos os povos. Além disso, garantem a democracia no País ao permitir que ideias de igualdade, liberdade, reconhecimento e justiça se tornem concretas”, completou.

Veja mais fotos! 

Fotos: Secop/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo