Procedimentos da segunda etapa das atividades on-line
Estimada comunidade educativa do Vieira,
Após o período de Páscoa, que nos convidou a uma pausa para contemplação e oração, renovando a nossa fé e esperança, a equipe pedagógica do CAV segue com o trabalho ainda mais fortalecido, sempre com muita implicação, compromisso, responsabilidade e respeito a todos os atores desse processo educacional, centrado na formação integral e no desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos nossos alunos.
Os decretos oficiais mantêm a suspensão das aulas presenciais, ainda como forma eficiente de prevenção ao COVID-19. E, nesse contexto, cada vez mais complexo, seguimos com o nosso plano de trabalho de acompanhamento pedagógico on-line, de forma cada vez mais robusta e aprofundada.
No dia 27 de março de 2020, o Conselho Estadual de Educação validou, em sua Resolução nº27, a “aplicação das atividades curriculares nos domicílios dos estudantes, por força das medidas temporárias de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública de importância internacional”. Essa resolução valida e dá respaldo ao trabalho comprometido que, desde o início dos decretos de isolamento social, o Colégio está propondo aos seus estudantes.
A primeira etapa, como explicado no meu primeiro comunicado, independentemente do segmento, foi um momento fundamental para a retomada dos conteúdos vistos ainda nas aulas presenciais e o alinhamento das aprendizagens dos alunos. Além disso, foi um momento fundamental para estudarmos novos recursos, abordagens e metodologias, incrementando, qualificando e potencializando, cada vez mais, a aprendizagem dos estudantes. Vale lembrar que o tempo disponibilizado para essa retomada foi avaliado e planejado por cada equipe pedagógica, conforme a realidade e especificidades de cada série.
Apresentamos abaixo um detalhamento sobre a segunda etapa de nosso plano de trabalho pedagógico on-line, em cada segmento.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA SEGUNDA ETAPA
Seguiremos avançando em nosso currículo, apresentando e desenvolvendo novos conteúdos, sempre com o cuidado necessário em relação à sua complexidade e ao seu peso na BNCC. Além disso, há uma atenção especial para as abordagens próprias do ensino e da aprendizagem à distância, dos recursos e suportes oferecidos e do tempo de desenvolvimento das habilidades, considerando essa modalidade.
Nessa etapa, vamos ampliar e sistematizar as interações dos alunos com os professores, tanto as assíncronas (aulas gravadas, fóruns, podcasts, grupos de WhatsApp etc.) quanto as síncronas (webconferências com os professores, lives, chats).Para que o aluno possa se organizar, principalmente nas atividades síncronas (em tempo real), a coordenação de cada série agendará os horários previamente, na agenda (Vieirinha) ou no roteiro das atividades semanais (Vieirão).
Para as webconferências com os professores (aulas ao vivo), utilizaremos a ferramenta Teams da Microsoft. O aluno não precisa baixar a ferramenta em seu dispositivo, pois ele receberá o link, no Moodle, para seu acesso no horário agendado. Para as outras interações, continuaremos com as ferramentas que já estamos utilizando: fóruns e chats do Moodle, youtube, WhatsApp etc.
Somos convidados, entretanto, a uma mudança de paradigmas, pois o modelo de Ensino a Distância (EAD) possui metodologias específicas e não se trata de uma simples reprodução do formato presencial no virtual. Nesse novo contexto, o aluno deve ser desafiado a ter uma postura mais ativa em todo o processo, o que exige uma diversidade e alternância de atividades, buscando o envolvimento do estudante por meio da atenção e escuta, mas também da participação, implicação, da resolução de situações-problema, da autonomia.
Toda a equipe pedagógica tem planejado com muito cuidado cada interação, considerando o contexto vivido, a faixa etária dos estudantes e seu emocional nessa realidade. Por esse motivo, nossos educadores utilizam estratégias pedagógicas que estimulem o aluno a participar da construção desse conhecimento, dando significados ao que aprendeu, visando desenvolver as competências e habilidades previstas para cada conteúdo, mas com uma metodologia adequada para a modalidade on-line.
Para ter acesso aos procedimentos específicos de cada segmento, clique no título, a fim de ser direcionado ao texto.
Sabemos o quanto é desafiante o momento, tanto para as famílias e os alunos, como para os educadores e os gestores. Estamos todos nos reinventando e nos ressignificando nesse processo educacional. Para seguirmos juntos, fortalecidos e tendo clareza de nosso projeto e missão, sustentamo-nos em princípios que norteiam a educação jesuítica.
Esses princípios nos lembram que precisamos, mesmo em tempos de isolamento social, continuar oferecendo o desenvolvimento de uma compreensão crítica do contexto; a valorização de experiências que estimulem o intelecto e a imaginação, além da promoção de hábitos contínuos de reflexão, para aprofundar a experiência, oportunizando colocar em prática os valores e as habilidades desenvolvidas, num processo de transformação positiva de todos os atores envolvidos.
Renovados na fé e na esperança, desejamos estar juntos em um futuro breve, para celebrar a vida, os encontros e tudo que pudemos aprender nessa experiência.
Um abraço afetuoso,
Ana Paula Marques
Diretora Acadêmica
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