03.04.20

FAQ: perguntas mais frequentes sobre as atividades on-line

1. Tenho dúvidas sobre o acesso ao Moodle. O que fazer?

A nossa equipe do Setor de Mídia Educacional atende as famílias de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, através dos seguintes telefones: 71 99370-1456, 99387-1162, 99387-3928, 99387-0895.

2. O que é o Moodle?

Moodle é um tipo de plataforma de aprendizado à distância. É um sistema de gerenciamento de aprendizado, que oferece a possibilidade de disponibilizar cursos e aulas de forma on-line. As aulas no Moodle são criadas em um ambiente centrado no estudante e não no professor. O professor ajuda o aluno a construir este conhecimento com base nas suas habilidades e conhecimentos, ao invés de simplesmente publicar e transmitir este conhecimento. Essa plataforma inclui ferramentas que apoiam o compartilhamento de papéis dos participantes, orientações dos docentes, atividades e avaliações. O Moodle é o nosso ambiente de referência, mas estamos utilizando outras plataformas de gestão da aprendizagem e de conteúdos, como Geekie One e SAS.

3. O que acontece se o estudante não entrar no Moodle?

Nossa equipe pedagógica acompanha diariamente a presença e o desempenho dos alunos nas plataformas de aprendizagem. Os nossos orientadores estão enviando e-mails e também ligando para as famílias dos alunos que não estão entrando nas plataformas para fazer as atividades propostas.

4. Os estudantes terão acesso a videoaulas e lives?

Sim.  Já estamos compartilhando diversas videoaulas no Moodle e informaremos os estudantes sobre as lives que os professores farão nas suas respectivas redes sociais.

Os professores orientam seus alunos por meio de videoaulas, fóruns e lives, conforme complexidade de cada conteúdo trabalhado e mapeamento do desempenho das atividades propostas.

5. Serão abordados assuntos novos ou apenas os que já foram trabalhados em sala de aula?

Nos espaços de orientação de estudo, no Moodle, nossos educadores esclarecem o conteúdo que está sendo revisionado e também o conteúdo novo que pode ser desenvolvido com o acompanhamento à distância, respeitando o que está previsto na BNCC e as abordagens e metodologias adequadas para esse formato educacional.

6. Como é o plano de trabalho para esse acompanhamento pedagógico a distância?

O nosso plano de trabalho está organizado em três etapas:

• Etapa revisional para alinhamento das aprendizagens dos alunos.
  • Etapa de desenvolvimento de conteúdos novos, considerando o que está previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), as possibilidades de abordagens à distância, os recursos e suportes oferecidos, o tempo de desenvolvimento das habilidades propostas. Outras plataformas, como Geekie One e SAS, serão utilizadas oficialmente para ampliação do repertório a consolidação do nosso trabalho pedagógico.
  • Etapa com atividades de avaliação processual, levando em consideração a presença e o desempenho do aluno, a partir de relatórios gerados pelas plataformas utilizadas pela escola (Moodle, Geekie On, SAS).

Confira a carta da Direção Acadêmica sobre o acompanhamento pedagógico

7. As atividades do Moodle são avaliativas?

Nas primeiras etapas do acompanhamento pedagógico, as atividades do Moodle e das outras plataformas utilizadas pela escola serão mapeadas por meio de relatórios para gerar algum percentual dentro do processo de avaliação da unidade.

Em etapa posterior, a equipe pedagógica irá propor atividades avaliativas específicas.

8. Como serão trabalhados os conteúdos de maior complexidade?

No retorno da quarentena, os conteúdos de maior complexidade serão retomados oportunamente, de forma que a aprendizagem seja assegurada. Maiores esclarecimentos do conteúdo, do planejamento, da abordagem, das metodologias e da forma de monitoramento estão nos espaços de aprendizagem por série no Moodle.

9. Não consegui pegar o material nos armários do Colégio. O que devo fazer?

A escola fechou para seguir os decretos publicados pelas autoridades municipal e estadual. Para que os estudantes não sejam prejudicados, iremos compartilhar todo conteúdo necessário para a aprendizagem nesse período nas plataformas virtuais.

10. Quais os contatos do Serviço de Orientação Educacional?

• 1º ano EF: soe.carla@cav-ba.com.br
  • 2º ano EF: soe.livia@cav-ba.com.br