26.03.20

Carta da Direção Acadêmica sobre o acompanhamento pedagógico

Saiba mais sobre as etapas do plano de ação e como será feita a interação com os docentes, além do acompanhamento dos alunos.

Carta da Direção Acadêmica sobre o acompanhamento pedagógico

Salvador, 26 de março de 2020

À comunidade educativa do Vieira,

A pandemia gerada pela disseminação do COVID-19 coloca-nos em um contexto complexo em todas as esferas, inclusive a da Educação. Somos convocados a continuar nossa missão de educar, mesmo à distância, promovendo uma educação de excelência.

A partir de todos os investimentos estruturais e todas as formações sobre contexto educacional híbrido (a integração das novas tecnologias à educação) e metodologias apropriadas a essa realidade, nossa equipe pedagógica e corpo docente estão preparados para o acompanhamento pedagógico à distância de qualidade e em conformidade com a nossa Missão.

Há muito tempo estudamos as novas formas através das quais nossas crianças e jovens estão e interagem com o mundo contemporâneo à sua volta. Novos formatos de apreender a realidade já são utilizados por nossos estudantes, e o contexto atual sinaliza a necessidade de desenvolvermos o protagonismo na aprendizagem.

A necessidade de suspensão das aulas presenciais, como forma de prevenção ao COVID-19, convidou a todos nós – pais, alunos e equipe pedagógica – a avançarmos na mudança de paradigma. Os educadores, mais do que transmissores de conteúdos já acessíveis na internet, devem ser articuladores dessa aprendizagem protagonista. De transmissores da informação, passam a ser mediadores, coautores e curadores do conhecimento. Isso não significa que não há necessidade de acompanhamento sistemático de nossos educadores. Mesmo que a transmissão ainda faça parte do trabalho docente, na era digital, esses profissionais precisam se conectar com a inteligência coletiva, junto com seus alunos, nas redes sociais e comunidades virtuais de aprendizagem. 

É importante ressaltar que a educação on-line não se limita a aulas virtuais, pois contempla o conjunto de processos de ensino e de aprendizagem realizados no ciberespaço. É um acompanhamento que vai muito além da transmissão do conhecimento. 

Dessa forma, partindo da nossa plataforma digital oficial, o Moodle, mas ampliando-se para muitas outras que se alinham à nossa proposta, a equipe pedagógica do Vieira preparou um plano de trabalho de acompanhamento pedagógico à distância, que sistematiza o nosso currículo. Esse plano respeita os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular   (BNCC) e também a forma como eles podem ser apresentados, desenvolvidos, aprofundados, exercitados, retomados, seguindo rigorosamente a condição de aprendizagem na modalidade on-line, de forma que a aprendizagem seja assegurada.  

Gostaríamos de lembrar também que os principais conteúdos e os mais complexos serão retomados e revisionados no retorno às aulas presenciais, a partir de um calendário elaborado conforme diretrizes dos órgãos oficiais.

Nosso plano de trabalho está focado nas seguintes orientações:

PRIMEIRA ETAPA – RETOMADA DOS CONTEÚDOS JÁ TRABALHADOS

Essa etapa busca a consolidação da aprendizagem inicial, trabalhada ainda presencialmente. Os professores planejaram atividades pedagógicas que revisam, retomam e aprofundam o conteúdo já desenvolvido em sala. O objetivo desse trabalho é, além da revisão, o alinhamento de todos os alunos nas aprendizagens já propostas. Essa etapa está sendo desenvolvida conforme avaliação de cada equipe pedagógica, levando em consideração o projeto de cada série. 

SEGUNDA ETAPA – CONTINUIDADE CURRICULAR – DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CONTEÚDOS

•    Nessa etapa, a equipe pedagógica avaliará a complexidade de cada conteúdo e o seu peso na BNCC, as possibilidades de abordagens à distância, os recursos e suportes oferecidos, o tempo de desenvolvimento das habilidades propostas, levando em consideração a modalidade on-line. 
•    Outras plataformas, como Geekie One e SAS, serão utilizadas oficialmente para ampliação do repertório e consolidação do nosso trabalho pedagógico. 
•    Os professores mapearão o grau de dificuldade da aprendizagem de cada conteúdo, o desempenho das atividades propostas e as retomadas necessárias para a consolidação da aprendizagem. 

INTERAÇÃO COM OS DOCENTES

•    Já existe interação com os docentes, a partir de fóruns e de chats em horários agendados, de lives e de videoaulas, conforme avaliação do complexo de conteúdo, desempenho dos alunos e grau de dificuldade apresentado.
•    Os momentos de interação são construídos a partir de um mapeamento dos conteúdos mais complexos e de atividades que, após avaliação e retorno do desempenho dos alunos, precisem ser assegurados.

ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS

•    A implicação, presença e desempenho dos alunos estão sendo acompanhados diariamente por nossa equipe pedagógica, a partir das atividades propostas e de relatórios individuais, gerados pelas plataformas utilizadas, para possível percentual das avaliações. 

•  É importante lembrar que a entrada do aluno do 8ºEF a 3ªEM no Moodle precisa ser sempre através da sala “PLANOS DE ATIVIDADES ONLINE PARA O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM VIRTUDE DO COVID-19”. A partir desse espaço, o estudante é direcionado para outras salas de Disciplinas ou, mesmo, outras plataformas. É nesse espaço de referência que nossa equipe está monitorando a presença e participação dos alunos.

• No caso dos alunos do 1ºEF ao 7ºEF, primeiro devem entrar na agenda on-line. Em seguida, acessarão a sala de aula de sua série.

•    Nossa equipe de orientadores (SOE) está acompanhando sistematicamente a implicação e o compromisso dos alunos com as atividades propostas, por meio de relatórios. O(A) orientador(a) da série está entrando em contato com as famílias, através de e-mail e também de ligações, para informá-las e orientá-las de como os estudantes podem qualificar cada vez mais os seus estudos on-line.

É importante ressaltar que a educação on-line não traz, como solução de gestão da aprendizagem, modelos mentais do que seria uma aula presencial. Há estudos consolidados que orientam para as diversas formas de construção do conhecimento na modalidade à distância, e nossos educadores se utilizam de todas elas.

Schlemmer & Lopes (UNISINOS, 2014) nos lembram que fazer parte de uma cultura digital exige não apenas estar de posse dos dispositivos digitais, mas também da reconfiguração das práticas pedagógicas e seus respectivos regimes cognitivos, regimes de autoridade, e a própria noção de sociabilidade em relação ao processo educacional.

Nesse processo, o engajamento de todos é essencial. Além da atuação sistemática da equipe pedagógica, a proatividade dos alunos e o acompanhamento das famílias são fundamentais, já que o protagonismo exige uma participação ativa. Nesse novo paradigma, os educadores têm outra forma de atuação: mais do que repassarem o que sabem, devem elaborar conteúdos de forma colaborativa com os alunos, assumindo o papel de curadores no excesso de informação disponível na internet, além de articuladores e orientadores dos conhecimentos e da aprendizagem dos alunos. 

Às famílias, pedimos que confiem e contem com toda nossa equipe pedagógica, que vem sendo formada, ao longo dos anos, para novas formas de aprender e ensinar, realidade exigida pelo contexto em que estamos vivendo.

Estamos atentos e atuantes nesse cenário que nos exige discernimento, criatividade e muita responsabilidade. Amparados pelo nosso ideal educacional e a nossa missão, seguimos confiantes no trabalho de excelência acadêmica.

Cordialmente,
Direção Acadêmica.
 

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