31.03.21

Vieira celebra Semana Santa com missas on-line, entrevistas no rádio e até bombons de chocolate feitos pelos alunos

Celebrações cristãs, reflexões e ludicidade nas aulas renovam esperança de dias melhores em tempos de pandemia

Em tempos tão desafiadores, refletir sobre os ensinamentos de Jesus, sobretudo durante a Semana Santa e Páscoa, faz-se ainda mais significativo na renovação da esperança por dias melhores. No Colégio Antônio Vieira, além do tema ter sido abordado nas aulas de Ensino Religioso esta semana, uma programação especial, incluindo missas transmitidas, em tempo real, pelo canal Vieira TV no YouTube, deve marcar este período tão importante para os cristãos.

MISSAS

• Quarta-feira (31/03): 17h – Celebração Penitencial
  • Quinta-feira (1°/04): 17h – Missa da Ceia do Senhor
  • Sexta-feira (2/04): 15h – Paixão do Senhor
  • Sábado Santo (3/04): 18h – Vigília Pascal
  • Domingo (4/04): 10h – Domingo de Páscoa

ENTREVISTAS NO RÁDIO

O significado da Semana Santa e as reflexões em contexto de pandemia, bem como as ações sociais da Companhia de Jesus em Salvador e outros municípios baianos, são também tema da entrevista concedida pelo Superior do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia, padre Alexandre Souza, SJ, para a Rádio Metrópole FM (101,3) e que vai ao ar nesta sexta-feira (2), às 15h. O coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa), João Ramiro, também participou do programa especial, falando sobre ações de voluntariado do Vieira.

MENSAGENS NAS REDES

Nas redes sociais do Colégio, o assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, padre Emmanuel Araújo, SJ, divulga três vídeos com mensagens sobre o Tríduo Pascal. Em um outro vídeo, ele faz a leitura de um trecho da Vita Christi, de Ludolfo de Saxônia, que Santo Inácio de Loyola leu em sua conversão, “para nos ajudar a viver, com Nossa Senhora, o silêncio do dia do Sábado Santo”, como explica o padre

Entrevistas com Pe. Alexandre Souza, SJ, e João Ramiro (Sorpa) vão ar na Rádio Metrópole (101,3 FM) em programa especial sobre a Semana Santa nesta sexta-feira (2), às 15h. Nas redes sociais, as mensagens em vídeo são com Pe. Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira

SABOR DE CHOCOLATE

Nas aulas on-line, os estudantes do Vieira reafirmaram o real significado da Páscoa e aprenderam também sobre o início da tradição de presentear pessoas queridas com ovos de chocolate. Isto porque, ao longo da história, o ovo passou a ser referência de renovação da vida, sendo associado à ressureição de Jesus Cristo. Assim, antes, apenas se decoravam ovos comuns para serem presenteados. Os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, no século XVIII.

No 2º ano EF, os alunos até descobriram, este mês, como fazer, sozinhos, deliciosos brigadeiros, em uma receita que não precisa sequer usar o fogão. Após a aula divertida, os pequenos agora revelam estarem prontos para preparar os bombons de chocolate, enquanto aguardam pelos já tradicionais ovos no Domingo de Páscoa.

Confira nossa galeria de fotos!