Turmas do 9º ano EF apresentam projetos de intervenção em instituições de Salvador
As apresentações sobre as atividades, que marcam o cronograma do Movimento Direitos Humanos

Com o tema “Alteridentidades: sendo eu porque somos nós”, o projeto interdisciplinar Movimento Direitos Humanos tem como objetivo incentivar o protagonismo estudantil e promover a empatia. Em 2019, a novidade foi a experiência que as turmas tiveram em diversas comunidades e instituições sociais de Salvador.
Os projetos de intervenção foram colocados em prática durante o mês de agosto. No dia 26/08, as turmas realizaram apresentações que serviram como um balanço para colegas e professores sobre o planejamento e os resultados das suas intervenções (confira a lista abaixo).
“Não basta falar sobre direitos humanos. É preciso estar em contato com quemtem vários deles negados. Estar em campo, colocar as ações em prática, é muito mais transformador para os estudantes e para a sociedade”, explicou a coordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens.
Para os estudantes, estar em contato com diversas realidades serviu como inspiração para fazer a diferença na sociedade. “Foi uma experiência incrível. Nós conseguimos ajudar a comunidade e foi muito gratificante saber que uma pequena atitude pode ser tão importante para alguém”, ressaltou a aluna Helena Farias.
Projetos de Intervenção – MDH 2019
9º A – Associação Criança Família: doações e dinâmicas.
9ºB – Comunidade da Trindade: organização e limpeza dos espaços externos e comunicação visual dos espaços com implantação de placas e lixeiras.
9ºC – Instituto Beneficente Conceição Macedo: desenvolvimento de oficinas lúdicascom as crianças, lanches e materiais.
9º D – Creche Zeza Calmon: práticas de higiene bucal.
9ºE – Instituto de Cegos: divulgação em dois intervalos do Vieira, roda de conversa e circuito com experiências variadas.
9ºF – Escola Estadual Vitor Soares: oficinas de arte e música com os alunos.
9ºG – Associação Criança e Família:palestra para os pais dos alunos sobre o mercado de trabalho, orientações como se comportar em entrevista de emprego e distribuição de cartilha sobre o tema.
9ºH – Abrigo São Gabriel: oficinas com os idosos, envolvendo música, arte , roda de conversa e leitura.
9ºI – Comunidadeda Trindade: construção da horta suspensae distribuição de sacolas apropriadas para armazenar papéis epapelões.
Leia também
-
16.05.25
Cultura organizacional e caráter identitário da missão educativa jesuíta são tema de formação para colaboradores do Vieira
Assuntos foram abordados no dia de formação com assessoria do padre Emmanuel Araújo SJ, como parte do programa Itinerário Inaciano
-
15.05.25
Visita a museu, Tour Inaciano e palestra para familiares contribuem na formação integral de estudantes do Ensino Médio Noturno
Atividades desenvolvidas no primeiro semestre promovem aprendizagens, crescimento espiritual e integração
-
14.05.25
Dom Marco Eugênio Galrão preside missa festiva de Nossa Senhora de Fátima em santuário do Vieira
Programação especial foi iniciada na semana passada com romarias, tríduo e a Procissão das Velas
-
13.05.25
Estudantes debatem na escola sobre homeschooling, avaliando polêmica da educação domiciliar
Proposta permite aos jovens atuarem com protagonismo a partir de pesquisas e dados, desenvolvendo senso crítico e argumentativo