Santuário Nossa Senhora de Fátima sedia III Encontro de Coros do NEOJIBA
Concerto gratuito, que ocorre no dia 11 de novembro, reunirá cerca de 300 coralistas, entre 6 e 25 anos

No próximo dia 11 de novembro (sábado), às 15h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima,ocorre o III Encontro de Coros do NEOJIBA com o tema Música e Movimento. A atividade reúne o Coro Juvenil, o Coro Infantil e cinco corais dos Núcleos do Programa. O concerto tem entrada gratuita e busca dar visibilidade à prática coral e promover o intercâmbio de experiência e conhecimento entre eles.
“Nos Núcleos acontecem práticas corais muito bonitas, mas que os outros coros desconhecem. No encontro cada um vai poder mostrar ao outro o que está fazendo”, explica a coordenadora de Canto Coral do NEOJIBA, Yuli Martinez. O III Encontro reúne cerca de 300 coralistas, entre 06 e 25 anos, oriundos do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do NEOJIBA e dos Núcleos sediados em Salvador (Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Federação e Liberdade) e em Simões Filho.
No repertório, peças brasileiras do folclore e da MPB e obras em outros idiomas que fazem referência às culturas indígena e africana. “O encontro será muito positivo para o nosso desenvolvimento e para enriquecer o nosso currículo”, observa o jovem integrante do Coro Juvenil, Samuel da Silva.
Os professores venezuelanos Jesús Ochoa, Ambar Arias e Pablo Morales, participam da organização do III Encontro, em Salvador. Eles estão na cidade capacitando e formando os coralistas multiplicadores e os integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA, através do programa Música para Crescer, uma iniciativa do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, do Sistema de Orquestras da Venezuela, e da ScholaCantorum.
Sobre o Canto Coral
O trabalho de canto coral no NEOJIBA começou em 2010 – três anos após a fundação do Programa – com a criação do Coro Juvenil, sob a regência de Obadias Cunha no Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA) e com a participação de estudantes da instituição. Em 2011, passou a ser dirigido por Yuli Martinez que, posteriormente, recebeu o apoio de Claudia Santos e Andrea Alves na regência e preparação vocal. “A metodologia de trabalho do Coro Juvenil e dos demais corais do Programa funciona tal como qualquer outra formação musical do NEOJIBA. São crianças, adolescentes e jovens que se encontram com regularidade para fazer música coletivamente e da melhor maneira e nível possível”, revela o diretor artístico do Programa, Eduardo Torres. O NEOJIBA conta com três formações corais, o Coro Infantil, o Coro Juvenil e o Coro Sinfônico, este último fundado em 2012 e formado por voluntários e familiares dos integrantes do Programa. Além disso, conta com formações corais nos Núcleos de Prática Musical CESA, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Federação, Sesi Itapagipe e Liberdade.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.
Serviço
III Encontro de Coros do NEOJIBA
11 de novembro (sábado), às 15h30
Santuário Nossa Senhora de Fátima -Colégio Antônio Vieira (Garcia)
Entrada Gratuita
Fonte: NEOJIBA
Leia também
-
04.07.25
Delegação do Vieira participa do VII Congresso Nacional de Educação Católica
Após três dias de formação, evento encerra-se nesta sexta-feira (4) no Ceará
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio