21.03.18

Projetos interdisciplinares do Vieira valorizam cultura regional

As iniciativas, lançadas no mês de março, já mobilizam os alunos dos 3º e 4º anos EF.

Projetos interdisciplinares do Vieira valorizam cultura regional

O lançamento dos projetos “Festas populares: cultura e tradição” e “Contando e Cantando o Recôncavo”, desenvolvidos respectivamente pelos 3º e 4º anos EF, marcou o mês de março no Vieirinha. As iniciativas têm em comum a valorização da cultura regional, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer a música, culinária, arte e diversos outros aspectos presentes no Nordeste e o Recôncavo baiano.

O projeto “Festas Populares: Cultura e Tradição” foi aberto no dia 19 de março, Dia de São José. Além de um trio nordestino, que animou um cortejo realizado pelo Pátio Aquarela, os alunos também aprenderam um pouco sobre as principais festas populares do mês de junho com a coordenadora de projetos culturais do Vieira, prof.ª Sálua Chequer. “Essas manifestações culturais, com seus símbolos próprios, estão muito enraizadas nas nossas vidas e é justamente na infância que isso tudo começa. É muito importante que possamos sempre valorizar e fortalecer essa relação de pertencimento”, destacou ela.

A coordenadora pedagógica do 3º ano EF, prof.ª Adriana Novis, ressalta que o projeto “Festas Populares: Cultura e Tradição” elegeu como temática central a importância de valorizar a arte, a cultura e a tradição popular para a identidade do povo. “Vamos trabalhar de forma lúdica e interativa, proporcionando aos alunos experiências significativas acerca de uma diversidade cultural típica do Nordeste, englobando as festas populares, tradições, costumes, linguagem, culinária, brincadeiras, entre outras características próprias”, afirmou.

Recôncavo

O 4º ano EF participou primeiramente de uma sensibilização realizada em sala de aula com a participação do grupo Coletivo Sussuradeiras. A abertura oficial do projeto “Contando e Cantandoo Recôncavo” aconteceu no Auditório Mabel Velloso, no dia 05 de março, quando as turmas souberam as respectivas cidades que vão estudar e tiraram dúvidas com alunos que participaram da edição de 2017. Segundo a coordenadora pedagógica do 4º ano EF, profª. Eliana Fonseca, os estudantes irão desenvolver importantes habilidades e competências durante as diversas atividades propostas. “É algo que visa estimular a leitura, a escrita, a criatividade e a ampliação do conhecimento sobre a cultura do Recôncavo, valorizando nossas raízes e possibilitando o resgate da identidade do povo baiano”, destacou ela.

Confira a galeria de fotos do lançamento dos projetos

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo