Projeto sobre Direitos Humanos promove aula de campo no Parque das Dunas
Nos dias 09, 13, 14 e 16 de outubro, as turmas da 8ª série EF participaram de uma aula de campo das disciplinas ciências e geografia no Parque das Dunas, localizado na Praia do Flamengo, em Salvador.
Nos dias 09, 13, 14 e 16 de outubro, as turmas da 8ª série EF participaram de uma aula de campo das disciplinas ciências e geografia no Parque das Dunas, localizado na Praia do Flamengo, em Salvador. A atividade, realizada em parceria com o programa “Viaje no Seu Curso”, compõe o projeto Direitos Humanos e Cidadania e buscou proporcionar aos estudantes um momento especial de aprendizado e interação com o meio ambiente, através de uma importante troca de informações.
Os alunos foram recepcionados pelo criador do Parque, Jorge Santana, que ministrou uma palestra sobre a história e o processo de criação da reserva, além das principais espécies existentes no ecossistema de restinga. Em seguida, os estudantes participaram de um momento descontraído de alongamento e iniciaram a trilha, acompanhados pela equipe da Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS) e pelos professores do Vieira. “Quero agradecer à direção, professores, pais e alunos por abraçarem e acreditarem na seriedade de nosso projeto. A partir de hoje, o Colégio Antônio Vieira faz parte do Parque das Dunas”, destacou Jorge.
Durante o percurso, os alunos conheceram as lagoas e a diversidade da flora local. A cada parada, Jorge Santana e os professores abordavam importantes aspectos para melhor entendimento do ecossistema de restinga. “A relação entre Direitos Humanos e Meio Ambiente foi perfeita, porque os alunos compreenderam a importância da sustentabilidade para eles e também para as futuras gerações. A integração entre os conteúdos de ambas as disciplinas permitiu a reflexão e a percepção do ambiente como um todo”, avaliou o professor de geografia, Douglas Rodrigues.
O momento lúdico de aprendizado e despertar da consciência ambiental trouxe muita entusiasmo aos alunos. “Eu achei bem interessante. Já tinha visto esse ecossistema em algumas partes da cidade, mas não o entendia. É muito importante aprender e reconhecer a importância que ele exerce nas nossas vidas”, disse Henrique Barros. “Achei a experiência muito importante, pois foi uma oportunidade única que nós tivemos para ter contato com o que é discutido em sala de aula de forma mais divertida”, completou a aluna Luisa Maciel.
Sobre o Parque das Dunas
Administrado pela Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS), o Parque das Dunas está inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté e compreende uma área de aproximadamente 6 milhões de metros quadrados. A maior parte de sua poligonal está localizada no bairro de Praias do Flamengo, onde também se encontra sua sede. O lugar é de grande importância para o meio ambiente por ser o último manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga no país. O projeto consiste em um complexo ambiental baseado nas diretrizes da sustentabilidade e voltado para educação, meio ambiente e ecoturismo. Há anos incentiva a visitação de instituições de ensino, associações, ONG’s nacionais e internacionais, entre outros. Saiba mais:http://unidunas.com.br/
Leia também
-
18.06.25
Após aprendizagens sobre cultura regional, Vieira entra em recesso junino. Aulas voltam no dia 10
Projetos pedagógicos realizados no primeiro semestre letivo promovem identidade cultural com foco na cidadania global
- 17.06.25 Famílias antecipam clima de alegria do São João no 'Arraiá do Vieirinha'
-
16.06.25
Quadrilha do Terceirão e Casamento na Roça marcam confraternização junina de estudantes do Vieirão
Eventos reuniram alunos dos turnos diurno e noturno em dois grandes momentos no Pátio Centenário
-
14.06.25
Mostra CAV de GR terá como tema 'O Mágico de Oz'
Clássico será inspiração para séries coreográficas do espetáculo de Ginástica Rítmica do Vieira em novembro