Projeto pedagógico do 2º ano EF destaca importância do cuidado com a Casa Comum
Tema da sustentabilidade foi trabalhado com as crianças da série de forma interdisciplinar na primeira unidade

Estamos agora em junho em plena Semana do Meio Ambiente, mas desde a abertura do projeto interdisciplinar “A Minha, a Sua, a Nossa Casa Comum”, em março, no Auditório Mabel Velloso, que as crianças do 2º ano Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira começaram a aprender mais sobre a importância da preservação ambiental. Elas debateram e refletiram sobre o papel de cada um de nós que, com pequenas ações, pode contribuir para a preservação do gigante planeta em que vivem, mas tão ameaçado por maus práticas do dia a dia – sejam por conta das pessoas individualmente ou por meio de grandes organizações que privilegiam ganhos em dinheiro, mesmo quando isto pode comprometer a nossa “Casa Comum”.
Sim, elas são pequenas, mas do jeitinho delas, com linguagem e formas de expressão próprias desta etapa da infância, passaram a unidade discutindo e ampliando os conhecimentos sobre o tema da sustentabilidade em disciplinas diversas. O Cuidado com a Casa Comum é um dos pilares da educação jesuíta, sendo, inclusive, destacado nos principais documentos e diretrizes da Companhia de Jesus, a exemplo das Preferências Apostólicas Universais e “Colégios Jesuítas: uma Tradição Viva no Século XXI”.

NA PONTA DA LÍNGUA
Depois de terem estudado bastante o tema na primeira unidade, os alunos tiveram a culminância do projeto, voltando ao Mabel Velloso para novas vivências e reflexões. Eles ainda participaram de uma aula bem especial, temática, de Educação Física, enfocando que o cuidado com o meio ambiente também representa cuidar de si e do outro.
“Eu aprendi nesse projeto da Casa Comum que a gente tem que tentar cuidar da natureza, parando a caça, o desmatamento e todas as coisas que não estão deixando o mundo melhor”, declarou o aluno Lorenzo Cecato. “A gente deve aprender sobre a natureza, cuidar bem das pessoas, ajudar o planeta e cuidar das coisas, porque a Casa Comum para gente é a nossa casa e, por isso, é para a gente sempre reciclar”, completou a pequena Luísa Macedo.
Vamos ver mais fotos?
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
04.07.25
Delegação do Vieira participa do VII Congresso Nacional de Educação Católica
Após três dias de formação, evento encerra-se nesta sexta-feira (4) no Ceará
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio