08.04.21

Peregrinos de Calça Jeans agradecem comunidade vieirense pelo apoio em ações solidárias durante a pandemia

Assistência prestada ao Abrigo São Gabriel e a Comunidade da Trindade foi fundamental para o enfrentamento dos desafios

Fundado após um retiro de formação promovido pelo Colégio Antônio Vieira, em evento batizado de Semana Santa Jovem, o grupo Peregrinos de Calça Jeans (PCJ) completa oito anos agora em 2021, mantendo-se aberto à participação de jovens alunos e ex-alunos que se identifiquem com o lema da “amizade, ação social e espiritualidade”. No ano passado, quando as instituições de assistência social passaram a enfrentar o acirramento de carências, o PCJ logo percebeu que também poderia se fazer presente por meio de campanhas solidárias divulgadas na comunidade vieirense, buscando alternativas para contribuir, de alguma forma, para amenizar as dificuldades agravadas com a pandemia.

“Normalmente, em momentos de ação social, o grupo dedica também um tempo para conversar com as pessoas e contribuir de forma mais presente, porém, em 2020, estávamos restritos em relação a isso. Decidimos, então, que ajudar com doações e utilizar a internet a nosso favor seria a melhor opção”, conta a ex-aluna e integrante do PCJ, Ana Torres, atualmente cursando Publicidade e Propaganda na universidade. A campanha com “vaquinha virtual”, lançada logo no início da pandemia, arrecadou recursos junto aos “membros do grupo, alunos, ex-alunos, professores e pais de alunos do Vieira, assim como outras pessoas que conheceram as atividades do PCJ por meio das redes sociais e também pelo site do Vieira“, como frisa Ana Torres, agradecendo, em nome do grupo, pelas doações.

FRALDAS E CESTAS

Nestes registros, os também integrantes do PCJ, os ex-alunos Gabriel Cavalcanti e Janine Andrade, estão na linha de frente das ações, comprando e entregando os donativos

Nos meses de maio de 2020 a fevereiro de 2021, o PCJ iniciou um projeto de ação social para auxiliar os abrigados pela Comunidade da Trindade, que acolhe pessoas em situação de rua, na Cidade Baixa, em Salvador. “Devido à pandemia, eles tiveram que interromper a produção do Jornal Aurora da Rua, bem como a realização dos seus bazares”, informa a integrante do PCJ. “A partir do mês de junho de 2020, a assistência do PCJ foi estendida aos idosos do Abrigo São Gabriel, com a doação de fraldas geriátricas, que era o item de maior necessidade para eles naquele momento”, completa.

Com o valor obtido na “vaquinha virtual”, foi possível, doar, mensalmente, 240 fraldas geriátricas para cerca de 50 idosos do abrigo, além de assegurar a doação, também mensal, de cestas com mantimentos e produtos de limpeza para, aproximadamente, 50 pessoas assistidas pelo Irmão Henrique, líder da Comunidade da Trindade. “Foi lindo de ver o que todos nós conseguimos fazer nesses dez meses. Mesmo sendo um período bem atribulado para todos, nosso projeto teve uma ótima repercussão e tivemos muito apoio dentro do grupo, na comunidade vieirense e também de pessoas de fora”, diz Ana Torres. Ela destaca ainda que, no mês agosto, “o PCJ contou ainda com uma grande ajuda extra, da galera do Nada”, outro grupo de jovens que também conta com alunos do Vieira.

Estudante de Publicidade e Propaganda, a ex-aluna do Vieira, Ana Torres, mantém-se no grupo PCJ e agradece apoio da comunidade nas ações realizadas em 2020

AÇÕES PARA 2021 EM DEFINIÇÃO

“Agradecemos, imensamente, a todos que colaboraram com essa ação, pois, apenas graças a este auxílio, fomos capazes de aliviar um pouco a difícil situação que a pandemia trouxe para o Abrigo São Gabriel e a Comunidade da Trindade. Nosso muito obrigado!”, declara Ana Torres, em nome do grupo. Atualmente, o PCJ vem mantendo os encontros virtuais para definir novas ações para 2021.

Saiba mais sobre as ações de voluntariado do Vieira e outros núcleos de protagonismo juvenil, participando da Semana dos Núcleos Interdisciplinares Estudantis.

Fotos: PCJ, incluindo abertura com registro de integrantes do grupo feito antes da pandemia.