07.04.21

Semana dos Núcleos Interdisciplinares desperta alunos do Ensino Médio para protagonismo juvenil. Inscreva-se!

Evento on-line objetiva ampliar conhecimento sobre importância da participação nos núcleos para a formação integral dos estudantes

Começa nesta quarta-feira (7), e segue até o dia 16, a edição 2021 da Semana dos Núcleos Interdisciplinares. Trata-se de uma série de apresentações on-line (palestras, rodas de conversa, performances artísticas, mostras de vídeos e fotografias, etc.) com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelos núcleos de protagonismo juvenil do Colégio Antônio Vieira. São eles: a Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Minorias Sociais (Neims), o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), além do Voluntariado. Os alunos do Ensino Médio são o público alvo do evento, que se realizará pela plataforma Teams.

“Os projetos de protagonismo juvenil do Vieira e, em especial, a experiência nos núcleos estudantis, são de extrema importância para a formação dos alunos, na medida em que se traduzem em espaços de acolhimento, de troca de experiências e desenvolvimento da autonomia, da criticidade, de um fazer ativo, em que o estudante é o protagonista desse processo, extrapolando os conhecimentos obtidos em sala de aula, para aprofundar-se em temas e colocar a ‘mão na massa’ como potenciais agentes de transformação social”, diz Mariana Ruback, colaboradora do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Vieira e responsável pela articulação com os projetos de protagonismo estudantil. Ex-aluna, ela mesma atuou em três núcleos. “Todos foram extremamente importantes para o meu projeto de vida, para a minha formação”, frisa.

FIQUE ATENTO À PROGRAMAÇÃO!

Pela programação, nestas quarta e quinta-feira, dias 7 e 8, serão feitas apresentações gerais sobre os núcleos para todos os alunos, em horários reservados no mesmo turno das aulas. Depois, no turno da tarde, estão agendadas exposições, incluindo rodas informais de conversa, sobre cada núcleo especificamente, esclarecendo eventuais dúvidas sobre rotina de atividades, atuação durante período de pandemia, benefícios para a formação integral, entre outras.

SEMANA DOS NÚCLEOS INTERDISCIPLINARES 2021

Abertura nas aulas on-line (exposição geral)

1º ano EM: 07/04, às 11h40

2º ano EM: 07/04, às 9h30

3º ano EM: 08/04, às 11h40

Apresentações de cada núcleo (no turno da tarde)

Voluntariado: 08/04 às 16h (roda de conversa sobre projetos e o núcleo)

NAV: 09/04 às 18h (roda de conversa, abordando temas como consumismo e uso de plástico)

NEIMS: 13/04 às 17h (roda de conversa)

AVLA: 15/04 (reuniões abertas dos setores)

• 14h – Setor de Música
  • 14h50 – Setor de Artes
  • 15h40 – Setor de Dança
  • 16h30 – Setor de Teatro
  • 17h20 – Setor de Letras
  • 18h20 – Setor de Fotografia

NAIC: 16/04 às 15h (roda de conversa)

CLIQUE AQUI PARA PARA SE INSCREVER NA SEMANA DOS NÚCLEOS

Quem já conhece as ações e deseja se inscrever logo para participar dos núcleos, pode preencher os formulários abaixo, de acordo com a área de interesse. Eles já trazem informações sobre a rotina de atividades e dias dos encontros semanais. E, sim, é possível participar de mais de um núcleo!