04.04.23

‘O viajante e sua burrinha’ apresentam a cultura do Recôncavo para crianças no Vieira​

Performance teatral do ator Ricardo Stewart marcou abertura do projeto interdisciplinar destinado aos estudantes do 4º ano EF​

‘O viajante e sua burrinha’ apresentam a cultura do Recôncavo para crianças no Vieira​

Sambas e cantigas de roda, grupos de capoeira, contribuições para a Independência da Bahia, comidas típicas e artistas naturais da região que se consagraram nacional e internacionalmente. Em sua performance, interpretando um colorido “viajante e sua burrinha”, o ator Ricardo Stewart adentrou pelo Auditório Mabel Velloso, no Colégio Antônio Vieira, para apresentar um pouco da região do Recôncavo para as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental (EF). Foi o evento de abertura, no último dia 31, do projeto interdisciplinar “Contando e Cantando o Recôncavo”.

A proposta faz parte das iniciativas pedagógicas da instituição para despertar os alunos para a cidadania global, partindo da própria valorização da cultura regional. Entusiasmadas, entre palmas, coro e torcida pelas professoras das turmas – quando foram convidadas pelo ator para mostrar, no palco, uns passinhos do samba de roda –, as crianças mostraram que o estudo sobre a região deve trazer muitas aprendizagens em clima de alegria e reafirmação da identidade cultural.

Em roteiro assinado pela professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, “o viajante e a burrinha” incentivaram as crianças a querer descobrir mais sobre o Recôncavo. Na plateia, elas dançavam, pulavam e cantavam, revelando euforia cada vez que reconheciam cantigas e brincadeiras que muitas sequer haviam pensado ter relação com a região de nome tão curioso e que também faz parte da história delas. Afinal, a cidade onde vivem, estudam e onde a maioria nasceu, a nossa Salvador, fica no Recôncavo.

O PORQUÊ DO NOME

O nome Recôncavo vem do formato côncavo, e da parte também côncava, em torno de uma área específica do litoral baiano, na Baía de Todos os Santos, parecendo uma espécie de concha. Uma região que, no total, conta com 33 municípios, cuja história e costumes ajudaram a formar a identidade cultural do povo baiano e brasileiro.

“É realmente um tema muito especial que valoriza a nossa cultura e que as crianças terão a oportunidade de aprofundar, a partir do processo de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento”, afirmou a professora Carla Moura, coordenadora pedagógica da série. “Nessa abertura, pela própria animação de vocês, a gente observa que já perceberam o quanto este projeto é lindo e importante”, completou, dirigindo-se aos alunos. Ao final, ela chamou ao palco toda a equipe pedagógica do 4º ano EF, declarando um agradecimento especial à professora Sálua Chequer pela organização do roteiro e de todo o apoio ao projeto.

Confira mais fotos em nossa galeria!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo