27.07.21

Jogos Olímpicos são tema de aulas especiais de Educação Física no Vieira

Com criatividade, professores explicam sobre história e modalidades sem deixar de cumprir normas do protocolo

Jogos Olímpicos são tema de aulas especiais de Educação Física no Vieira

Em contexto considerado desafiador por conta da pandemia de covid-19, começou oficialmente na última sexta-feira (23) a Olimpíada de Tóquio. Desde o início deste mês de julho, a equipe de profissionais do Departamento de Educação Física do Colégio Antônio Vieira vem promovendo aulas especiais sobre as 46 modalidades dos Jogos Olímpicos previstas para esta edição 2020.

Isso mesmo: a edição do ano passado foi adiada devido ao cenário de disseminação de coronavírus e, agora, está sendo realizada pelo Comitê Olímpico Internacional, buscando-se oferecer o máximo de segurança possível e monitoramento de eventuais casos de infecção detectados durante o evento. Em meio aos receios por parte da sociedade japonesa, a torcida maior agora é para que tudo ocorra bem e os atletas possam encantar o mundo revelando suas habilidades nos mais diversos esportes.

Imagem Oficial dos Jogos de Tóquio

No Vieira, as aulas de Educação Física que abordaram o tema dos Jogos Olímpicos também foram realizadas dentro dos padrões de segurança previstos no protocolo do Colégio. Os professores usaram a criatividade para despertar o interesse das crianças e jovens sobre o tema – ainda que respeitando normas de distanciamento para demonstrar algumas modalidades de esportes coletivos, por exemplo. Vídeos explicativos, história dos jogos e dos símbolos olímpicos e dinâmicas variadas tomaram conta das aulas especiais que devem se estender até o final da Olimpíada de Tóquio, no dia 8 de agosto.

Olimpíada de Tóquio é apresentada aos alunos com criatividade e leveza em tempos de pandemia

DE OLHO EM TÓQUIO

O Brasil, que participa da edição com 302 atletas, estará presente em 35 das 46 modalidades disputadas. Na delegação brasileira, dez baianos se destacam: Ana Marcela (maratona aquática), Beatriz Ferreira (boxe), Breno Correia (natação), Daniel Alves (futebol masculino), Formiga (futebol feminino), Hebert Conceição (boxe), Isaquias Queiroz (canoagem), Jacky Godmann (canoagem) Keno Machado (boxe) e Rafaelle (futebol feminino).

No quadro de medalhas até o início desta terça-feira (27), o Brasil já havia conquistado cinco: uma de ouro, com Italo Ferreira (surfe); duas de prata, por Rayssa Leal e Kelvin Hoefler (skate street, feminino e masculino); e, duas de bronze, com Daniel Cargnin no judô e Fernando Scheffer na natação.

Acompanhar a Olimpíada é mais uma boa razão para se manter em casa, preservando-se em tempos de pandemia. Nas aulas de Educação Física, entretanto, as lições dos Jogos saem da tela para também se consolidar no processo de aprendizagem dos alunos. Veja mais fotos!

Imagens: COI e Secom/CAV