26.07.21

Igreja e Vieira celebram Dia dos Avós

Homenagem começou no dia 25, com mensagem especial do Papa, e segue nesta segunda-feira (26) na tradição brasileira

Igreja e Vieira celebram Dia dos Avós

O reconhecimento ao carinho e à sabedoria dos avós ficou ainda mais especial este ano: o Papa Francisco instituiu, oficialmente, o quarto domingo de julho como o Dia Mundial dos Avós e Idosos. A data, portanto, foi celebrada, pela primeira vez, ontem (25), permitindo uma “dobradinha” com a comemoração do Dia dos Avós, que já era celebrado, no Brasil, Portugal e Espanha, sempre em 26 de julho – numa referência ao Dia de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e, consequentemente, avós de Jesus.

No Colégio Antônio Vieira, não só os estudantes, mas também toda a instituição sempre teve um carinho muito especial pelos avós. Mais do que isso: com 110 anos, o Vieira faz parte da história de muitos ex-alunos, hoje avós de alunos, consolidando o Colégio como um bem de família que, por ter um projeto pedagógico voltado para o tempo presente, atende sempre novas gerações de filhos, netos, bisnetos. 


SONHANDO JUNTOS

E mesmo aquele avô ou avó que não estudou no Colégio também logo se sente acolhido(a) pela comunidade vieirense, notando o quanto a instituição, mesmo voltada para a inovação, mantém princípios que consolidam sua identidade jesuíta, respeitando a sabedoria da experiência. Afinal, como disse o Papa Francisco na mensagem do Dia Mundial dos Avós e Idosos, o futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. “Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?”, questiona o Papa, ressaltando que, “para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro”. 

O Papa Francisco também lembrou os exemplos de São Joaquim e Sant’Ana que, sábios, souberam confiar em Deus em meio às dificuldades para terem um filho e, assim, tiveram Maria, depois escolhida para acolher em seu ventre, Jesus. Um exemplo de fé também em dias difíceis como os atuais de pandemia, em que o Vieira também se solidariza com as famílias que perderam idosos queridos e que serão sempre referência de amor e respeito. A instituição compartilha, por outro lado, da esperança por dias melhores e da emoção por parte das famílias que hoje, com o avanço da vacinação, já podem celebrar a data com os avós queridos, ainda atentas às normas básicas de segurança necessárias.  

Nosso carinho aos avós vieirenses! Que as palavras do Papa Francisco e o amor de nossos alunos tornem este dia ainda mais especial!


Imagem: CNBB

Ícone - INSCRIÇÕES 2022
INSCRIÇÕES 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo