25.09.18

Gincana Cultural discute de forma lúdica as migrações internacionais

A terceira edição do evento, realizado com as turmas da 1ª série EM, integrou as atividades do projeto “Migragente”.

Gincana Cultural discute de forma lúdica as migrações internacionais

O projeto interdisciplinar “Migragente”, que mobiliza as turmas da 1ª série EM durante todo ano letivo, teve como uma das suas etapas a realização da Gincana Cultural. Realizado entre os dias 04 e 06 de setembro, o evento buscou, através de diversas tarefas, mobilizar os estudantes a colocarem em prática o conhecimento sobre as migrações internacionais.

A ideia de trabalhar com atividades lúdicas visou concretizar o tema através de 19 tarefas desenvolvidas pelos professores de maneira interdisciplinar. “A Gincana Cultural promove atitudes e valores mais favoráveis frente ao conhecimento. Os alunos e alunas apreciam muito esse tipo de atividade lúdica, e aprendem na interação com os demais. Produzem estratégias para desenvolver a capacidade de identificar as situações problemas e encontrar caminhos”, destacou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes.

Durante os três dias da competição, os alunos fizeram músicas, participaram de quiz, enigma musical, entre muitas outras atividades. A comissão julgadora foi formada pelos professores, SOE e SECOP da 1ª série EM. “Gincanas no geral são atividades que sempre atraem a atenção dos jovens. O espírito de competição, dosado de maneira correta, funciona como um grande mobilizador para que os alunosconsigam vencer barreiras e ultrapassar limites, saindo um pouco do contexto da aula tradicional”, destacou o professor Rodrigo Sampaio.

Segundo o estudante Rafael Lopes, a Gincana Cultural foi um marco no ano letivo. “Tivemos a oportunidade de aumentar a integração entre os alunos através das tarefas. Além disso, os temas abordados são da atualidade, necessários para o nosso conhecimento. O Vieira preza muito pela formação humana, por isso, falar sobre as migrações internacionais é pertinente”, afirmou ele. A culminância do projeto “Migragente” se dará através da apresentação de um musical, que ocorrerá no dia 1º de novembro, sendo esta a atividade do projeto referente a 3ª unidade.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo