FIC é um dos destaques da programação especial de encerramento do ano letivo no Vieira
Evento tradicional do 8º ano EF ganha versão virtual e alerta para o cuidado com o Planeta
Após um ano letivo atípico, com a maioria das aprendizagens promovidas a partir de atividades remotas, a comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira chega à última semana de aulas regulares, com a sensação de dever cumprido diante dos êxitos alcançados em meio às adversidades de um momento histórico tão desafiador também para a Educação em todo o mundo. A programação, que se segue desta segunda-feira (30) até a sexta-feira (4), reúne apresentações especiais dos conteúdos conquistados pelos estudantes. Um dos destaques é a Feira de Informação e Conhecimento (FIC), evento tradicional do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), que este ano ganhou versão virtual, por conta da pandemia.
No caso da FIC, a expectativa é que, a partir do tema “Cuidando da Casa Comum”, os estudantes mantenham o mesmo brilho que sempre marca o evento, aproveitando ainda mais agora os recursos das mídias digitais para expor os conhecimentos sobre sustentabilidade ambiental em diversas modalidades: canto, dança, história em quadrinhos, tirinhas, poesia, paródia, parlenda etc. As apresentações podem ser feitas individualmente, em dupla ou trio. Além do 8º ano EF, as demais séries do Vieirão também contarão com uma semana especial em clima de confraternização, mas também de foco no futuro, sobretudo, para as turmas da 3ª série do Ensino Médio.
VIEIRINHA
No Vieirinha, “as equipes de professores e orientadores educacionais do 1º ao 7º ano EF prometem uma programação diversificada e criativa”, como frisa a articuladora pedagógica, professora Eliana Fonseca, que também é coordenadora pedagógica do 4º ano EF. Músicas, poesias, vídeos, troca de mensagens, compartilhamento de vivências, entrevistas com escritores, performances em geral e até memes criativos estão previstos, a depender da turma e série, mas sempre associados à aprendizagem.
“No caso do 4º ano, por exemplo, teremos uma roda de conversa com a autora de um livro que os alunos leram e eles também receberão, no final da semana, uma carta especial dos professores das turmas, que ainda devem exibir uma apresentação com os melhores momentos das aulas e trabalhos realizados durante o ano”, conta a professora Eliana. Para 6º e 7º anos EF, haverá a Gincana Interdisciplinar nos dois últimos dias de aula, como antecipou a coordenadora pedagógica, professora Mariângela Rosier. “As aprovas assíncronas e síncronas mobilizarão as diferentes linguagens e expressões”, diz, revelando ainda a exibição de um vídeo especial que está sendo preparado pelos professores.
Já no 1º ano EF, a importância da amizade e da solidariedade será tema das apresentações das crianças, inspiradas também em um dos livros de literatura trabalhados nas aulas: O Caracol e a Baleia, da escritora Julia Donaldson. Excepcionalmente, por ponta dos cuidados com exposição ao tempo de tela e nível de concentração da idade, os alunos da série tiveram menor quantidade de aulas diárias durante o ano e, portanto, vão agora estender a programação de encerramento até o dia 11.
Após as belas performances no recital na segunda unidade, os alunos do 2º ano EF chegam agora à reta final também já afiados para as atividades especiais de fim de ano letivo. Eles também poderão participar até o dia 11 de oficinas lúdicas, mas de forma opcional, para as famílias. A coordenadora pedagógica dos 1º e 2º anos EF, professora Adriana Novis, acompanha todos os resultados alcançados mesmo em um ano tão desafiador.
“Já os alunos do 3º ano EF também assistirão, no último dia de aula (4), a um vídeo especial de Natal com a participação da equipe pedagógica, enfatizando todos os valores que foram vividos no ano, como amor, paz, solidariedade, além do poder de um abraço e sorriso de amizade”, informa a coordenadora, professora Milmar Haun. Um vídeo especial de encerramento também será apresentado às turmas do 5º ano EF, além das atividades que marcam a culminância do projeto interdisciplinar da série, segundo informou a coordenadora pedagógica, professora Maria Cristina Almeida.
Fotos: Secom/CAV e Biblioteca do Vieirinha
Leia também
-
19.09.24
Participação do aluno do Vieira na Bienal de São Paulo é destacada pela Rede Jesuíta de Educação
Com apenas dez anos, Vini Souza expôs primeiro livro no evento literário, considerado o maior do gênero no país
-
19.09.24
Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha
Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças
-
18.09.24
Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana
Habilidades foram trabalhadas em dia de formação com grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Vieira
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)