16.01.17

Especial Revista Vieirense: ‘Aulas Integradas e Antenadas’

Habilidades de competências dos vestibulares e do ENEM exigem novas formas de abordagens promovidas através de encontros temáticos e aulas no turno oposto

Especial Revista Vieirense: ‘Aulas Integradas e Antenadas’

A preparação para os vestibulares é uma verdadeira batalha contra o tempo. Por isso, aliar um cronograma apertado a novas perspectivas de aprendizagem é sempre desafiador. Para a 3ª série EM, essa tem sido uma realidade vivida durante o ano letivo através dos Aulões e das Aulas Integradas. Esses encontros interdisciplinares promovem a resolução de questões e abordagens de vários temas, contendo os referenciais das diferentes áreas de estudo.

Trata-se de uma demanda cada vez mais presente no ENEM e nos principais vestibulares ocorridos no Brasil, voltada para cumprir as habilidades e competências dessas provas. “Os Aulões são sempre muito válidos como oportunidades de ensinarmos de forma diferente e dinâmica. O aluno tem uma visão geral dos assuntos apresentados e essa iniciativa do Vieira desperta a vontade de estar sempre estudando e buscando conhecimento. Procuramos fazer dessas aulas as mais completas e formativas possíveis”, destaca o professor de geografia Ricardo Behrens.

O objetivo é proporcionar uma articulação maior entre os saberes, conteúdos e conhecimentos. Além disso, os estudantes passam a perceber que não devem haver fragmentações entre as disciplinas por meio da resolução de diversas questões. “Vale ressaltar que a ambiência dos Aulões promove uma integração maior entre o convívio social e a relação aluno e professor, além de trazer a possibilidade do estudante enxergar o mundo na sua diversidade e pluralidade de conteúdos”, destaca a orientadora educacional do Vieira, Daisy Borali Passos.

As Aulas Integradas têm como principal competência o desenvolvimento da intertextualidade e da contextualização. Alguns professores são convidados, e, a partir daí, escolhem um eixo temático. Cada um, através da peculiaridade e especificidade do seu saber, dialoga com outros professores e alunos. “Esse evento é muito interessante por ser uma aula em que todos podem conectar e relacionar o que sabem, além de refletir e mobilizar o conhecimento a partir de situações propostas pelos professores na aula”, detalha a coordenadora pedagógica da 3ª série EM, Ana Paula Marques.

Além da série “Foco no ENEM”, disponibilizada no canal do YouTube do Vieira, o Exame Nacional do Ensino Médio também conta com um Aulão específico. “Esse formato de aula atende às mais diferentes demandas. Elas ajudam a manter um clima de motivação. Muitos alunos relatam que ficam mais tranquilos e motivados quando conseguem se recordar dos assuntos apresentados ou acertam as perguntas elaboradas pelos professores. O Aulão ajuda o estudante a se recordar daquilo que foi aprendido ao longo de meses de estudo”, explica o professor de física Fábio Motta.

Para os alunos, esses encontros se consolidam como importantes diferenciais. “A sensação que tenho depois de um Aulão é que estou bem preparado. O clima descontraído é tão bom quanto o técnico, porque deixamos as preocupações da sala de aula um pouco de lado e, realmente, temos oportunidade de aprender de forma mais leve”, destaca o aluno Arthur Pacheco. “A forma de abordagem dos assuntos nesses encontros é sempre muito pertinente. Acho também muito válido a preocupação em trazer temas atuais para serem desenvolvidos com as diversas matérias. Essas aulas são extremamente interativas e importantes para nossa formação acadêmica e humana”, complementa a estudante Lílian Brito.

Formação ampliada

A educação é um processo que está em constante aprimoramento e renovação. Com base na Pedagogia Inaciana, o Colégio Antônio Vieira está sempre buscando formar alunos críticos, criativos e que saibam mobilizar o conhecimento aprendido, da forma mais favorável possível. O bom desempenho do estudante em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está diretamente ligado à união do conhecimento, com as habilidades e competências para resolver as questões.

Levando em consideração que o ENEM se tornou uma porta de entrada muito importante para as grandes universidades, o Vieira teve a iniciativa de ampliar a carga horária da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A “Oficina ENEM de Habilidades e Competências” traz uma ampliação de quatro horas semanais, no turno oposto, que tem Formação ampliada como objetivo reforçar a área de Ciências da Natureza (química, física e biologia) e redação. “O treino para o ENEM não se restringe ao estudo dos conteúdos do Ensino Médio. É preciso que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico, a capacidade de concentração e a paciência, indispensável para ficar muito tempo sentado fazendo uma prova”, pontuou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, professora Léa Pontes.

As aulas são regulares, com um planejamento específico para o seu funcionamento com o formato de oficina, que visa aprimorar as habilidades e a produção de texto, a fim de otimizar os resultados no ENEM. “A formação que ocorre nos programas das disciplinas, durante o período matutino, é de grande qualidade e profundidade. Essa ampliação teve como meta o aprofundamento da abordagem por habilidades e competências. Por isso, optamos por esse formato mais dinâmico e interativo”, destaca o coordenador da 2ª série EM, professor José Teixeira (Zelão).

Tecnologia e aprendizado

Através de dois aplicativos para celulares, o +ENEM e o AppProva ENEM, foi acompanhado o desempenho dos alunos em provas que simulam o Exame Nacional do Ensino Mé- dio. “É importante que o aluno esteja mais tempo no colégio em um ambiente de conhecimento. Estamos oferecendo a esse estudante a oportunidade de ampliar as interações, a produção de conhecimento e a interdisciplinaridade, através das disciplinas propostas na Oficina. É uma proposta de trabalho integrada que beneficia, significativamente, o resultado final”, Tecnologia e aprendizado explica a diretora acadêmica do Vieira, professora Janeide Medrado.

Para a aluna Joanna Sousa, a Oficina ENEM tem auxiliado muito na aprendizagem. “Há uma abordagem diferente nos conteúdos que realmente caem com maior frequência no exame. Os professores focam nas habilidades e competências, e isso é um diferencial, porque eles mostram até mesmo assuntos que não aparecem na grade da manhã. Outro ponto importante é o uso do AppProva, que torna a aula interativa, pois o professor pode fazer simulados e atividades, além do aplicativo conter uma série de questões que auxiliam nos estudos”, ressaltou ela.

Você pode encontrar essa e outras matérias na edição 2016/2017 da Revista Vieirense. Retire seuexemplargratuitamente no Vieira ou leia aversão digital CLICANDO AQUI

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo