04.05.21

Emoção, adaptação às novas normas e ajustes técnicos finais marcam primeiros dias de aulas no modelo híbrido

Após mais de um ano sem aulas nos ambientes do Vieira, alunos cumprem nova rotina na escola e também em casa

Dias de expectativa, com clima de primeira vez na escola. Novas normas, novos sentimentos, novas formas de se relacionar com os amigos, professores e todos os colaboradores… Uma volta às aulas nos ambientes de aprendizagem do Colégio Antônio Vieira sob a ótica do chamado “novo normal”, registrada, com muita emoção e saudade, pelos celulares das famílias e nas selfies feitas pelos própriosalunos. Foi o caso das gêmeas Julia e Sofia Carvalho, do 8º ano do Ensino Fundamental (EF).  “As duas acordaram antes da hora, saíram até mais cedo… Só felicidade!”, conta a mãe das alunas, a administradora Ângela Carvalho.

A aluna Júlia quis registrar o início de uma nova etapa, com aulas agora também nas salas do Vieira

FASE DE ADAPTAÇÕES E AJUSTES FINOS

Na mesma turma de Julia e Sofia, alguns alunos chegaram a estranhar um pouco, em um primeiro momento, ter que usar a máscara constantemente. Já outros “tiraram de letra”, a exemplo de Alberto Nuno. “Ele achou tudo tranquilo, adaptando-se, facilmente, a um modelo N95 que não o incomodou. Em casa, apenas comentou que os exercícios de Educação Física foram feitos, com distanciamento, dentro da sala de aula, assim como o lanche também”, revelou a mãe do aluno, a enfermeira Lena Nuno.
Quem assistiu a aula de casa, seja pelo revezamento das turmas pelo ensino híbrido seja por ter optado pelo modelo totalmente remoto, como previsto pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), também teve que se adaptar a algumas mudanças. A transmissão das aulas agora é diretamente das salas de aula.

Durante as duas primeiras semanas, as equipes técnicas do Vieira estarão realizando os chamados ajustes finos para garantir ainda mais qualidade de imagem e som. Isto porque, mesmo após a testagem dos equipamentos antes mesmo das aulas retornarem, agora estão sendo analisadas questões específicas, como o melhor ângulo para o professor e a distância ideal das câmeras, por exemplo.

“São 77 salas de aula, entre outros ambientes de aprendizagem, que estamos fazendo esses ajustes finos nestas semanas iniciais, ou seja, verificando apenas os detalhes técnicos que variam, no caso do áudio por exemplo, de acordo com o timbre de voz dos professores e eventuais demandas apontadas pelos alunos. Estamos também orientando as famílias em casos específicos”, explica o gestor de Tecnologias de Informação e Educação do Vieira, Anderson Rafael Souza. No site do Vieira, há um menu para fácil acesso e esclarecimento de dúvidas dos alunos e famílias sobre o uso das plataformas de aprendizagem.

APLICATIVO SCHOOL GUARDIAN

As equipes técnicas do Vieira também estão fazendo, nestas semanais iniciais, os testes para a implantação na comunidade educativa do  aplicativo de trânsito escolar School Guardian. O uso obrigatório da ferramenta pelas famílias será essencial para o sucesso das operações de desembarque e embarque nas áreas do Colégio, ampliando também a segurança dos alunos, além de contribuir para uma melhor fluidez do trânsito no entorno. Os pais e responsáveis pelos alunos devem aguardar as orientações sobre o início da adoção da ferramenta, inclusive com tutorial sobre como baixar e usar o aplicativo.

Até lá, que tal conferir um pouco mais dos registros dos primeiros dias de ensino híbrido no Vieira? Confira agora a galeria!

Fotos: Acervo pessoal e Secom/CAV