23.04.24

DIA DO LIVRO – Professora e aluno escritor do Vieira são destaque em feiras literárias

Prof. Sálua Chequer e Vini Souza têm participação especial na Flivit e Bienal do Livro

A professora Sálua Chequer, que é mestre em Arte, Educação e Cultura, foi a grande homenageada, no último final de semana, da 1ª Feira Literária do Vitória Boulevard (Flivit), realizada nos dias 20 e 21 de abril. Com praça especialmente batizada com o nome dela e apresentação de vídeo sobre sua trajetória e gosto pela literatura, a Profa. Sálua Chequer, que é coordenadora de Projetos Culturais do Colégio Antônio Vieira, teve participação de destaque na primeira edição do evento, que já nasce prometendo se consolidar no calendário cultural da cidade. Já o aluno Vini Souza, escritor mirim autor do livro Os Supercães, também vem fazendo bonito nos eventos literários, agora com participação confirmada na Bienal do Livro Bahia, de 26 de abril a 1º de maio, no Centro de Convenções. A professora, que é referência nas pesquisas sobre cultura regional e da infância, e o aluno escritor do Vieira são nossos destaques neste Dia Mundial do Livro, 23 de abril.

Profa. Sálua Chequer foi homenageada na primeira edição da Flivit

“A Flivit tem a honra de homenagear Sálua Chequer, mulher de muitas conquistas, que honra sua essência, valores e legado, e reconhecemos essas qualidades únicas que tornam Sálua especial e inspiradora para todos ao seu redor”, afirmaram os organizadores do evento, cuja programação ainda contou com bate-papo com autores, mesas literárias e lançamento de livros.

Amigas do Vieira prestigiaram a homenageada

“Foi um momento de muita diversão, extremamente leve e amoroso, com uma programação muito bacana, de um evento ainda modesto, relativamente, mas que já representa um grande passo, pois acredito que quanto mais feira literária, mais incentivo à leitura, se fizer em nossa cidade, melhor, por isso me sinto muito agradecida e feliz por essa homenagem dentro dessa bela iniciativa do Vitória Boulevard”, declarou a professora. Colegas do Vieira também foram prestigiar a homenageada.

BIENAL

O aluno Vini Souza, por sua vez, também promete fazer história em eventos literários. Ele, que até já participou de importantes festas literárias que contaram com a presença da Profa. Sálua Chequer, agora tem a presença confirmada na Bienal do Livro Bahia. Vini será um dos destaques, no dia 28, da sessão de autógrafos e interação, na Ala de Autores Independentes. Já a Profa. Sálua se apresenta na seção Era uma vez, juntamente com Igor Trovanova, com o espetáculo “Essa toalha tem estória”.

Agende!

JORGE AMADO​

A relação do Vieira com a literatura tem história. O próprio escritor Jorge Amado, ex-aluno ilustre, declarou em um de seus livros (O Menino Grapiúna) como um professor do colégio o fez descobrir sua vocação. Na trilha do mundialmente amado Amado, outros ex-alunos das novas gerações também já despontam no universo literário, a exemplo de Emília Nuñez, vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil. As bibliotecas do colégio e projetos pedagógicos interdisciplinares seguem com importantes ações de estímulo aos alunos para a leitura e a escrita.

Confira matéria completa sobre a relação dos vieirenses com a literatura na Revista Vieirense. Depois, é só escolher um dos títulos assinados por nossos autores para ter um ótimo Dia do Livro!

Fotos: divulgação.