13.04.23

Aluno do Vieira, escritor Vini Souza lança livro na Sala de Arte do Museu de Geologia da Bahia

Aluno do Vieira, escritor Vini Souza lança livro na Sala de Arte do Museu de Geologia da Bahia

Com apenas 9 anos, o já promissor escritor Vini Souza, que é aluno do Colégio Antônio Vieira, lança no próximo sábado (15) seu primeiro livro infantil: Os Supercães. A sessão de autógrafos será às 16h, na Sala de Arte do Museu de Geologia da Bahia, na Vitória. A inspiração para a obra veio do cãozinho Yoshi, que o autor ganhou no período mais acirrado da pandemia de covid-19. Yoshi parecia ser mesmo um super-herói, pois foi fundamental para ajudar Vini a vencer os desafios impostos pela necessidade de isolamento social.   

“Ele trouxe muita alegria para a nossa casa. Era ainda um filhote quando chegou e eu já senti logo um grande amor por ele. Durante o tempo que passávamos brincando, comecei a imaginar como seria se ele tivesse superpoderes: se pudesse ficar gigante, voar, ficar invisível… De tanto imaginar, criei a história dos Supercães!”, conta o menino. 

No Vieira, Vini sempre participou das atividades voltadas para o incentivo à leitura, sejam as realizadas pela equipe pedagógica em sala de aula e outros espaços de aprendizagem, sejam as promovidas pela equipe da Biblioteca do Vieirinha, como contação de histórias, ciranda literária, Feira de Literatura (Flicav), entre outras. Em sala, ele também teve aulas de estímulo à escrita, por exemplo, sobre os tipos de textos literários e para desenvolver o desfecho de uma história já iniciada. 

ESTÍMULO​

“Acreditamos que a escola tem um papel fundamental para estimular o amor pelos livros e o surgimento de autores mirins ao ofertar aos alunos o acesso a uma biblioteca infantil lúdica, variada, inclusive com livros escritos por outras crianças; ao promover feiras literárias e convidar autores mirins para participar de mesas de escritores; ao realizar cirandas literárias, criando também momentos, dentro das aulas de Literatura, de visita à biblioteca infantil, roda de leituras, em suma, ao estimular a leitura de forma constante”, diz a mãe de Vini, Bárbara Louise Carvalho.

Os pais de Vini, desde muito cedo, sempre incentivaram o garoto a apreciar as artes e a literatura. “Levamos ele com frequência a museus, exposições, livrarias, feiras literárias, fazendo leitura compartilhada desde quando ele sequer sabia ler, presenteando com livros, mesmo fora de datas festivas, e, principalmente, demonstrando com exemplos diários o quanto é prazeroso e fascinante ler”, contam Bárbara e o marido, João Souza, muito felizes com o lançamento do agora escritor Vini. O menino, por sua vez, já adianta que se os leitores gostarem das histórias dos Supercães, ele certamente vai escrever mais livros. É isso aí! Parabéns ao nosso pequeno grande autor!

Imagens: acervo pessoal/divulgação.
Mais informações: 71-996820127

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo