10.05.23

Vieira marca presença na Festa Literária Internacional de Praia do Forte

Coordenadora de Projetos Culturais do colégio, professores de Música e aluno escritor participaram da quarta edição do evento

Vieira marca presença na Festa Literária Internacional de Praia do Forte

Integrantes da comunidade escolar do Colégio Antônio Vieira marcaram presença, no último final de semana, na quarta edição da Festa Literária Internacional de Praia do Forte (Flipf), realizada de 4 a 7 de maio na praia mais conhecida do município de Mata de São João, a cerca de 80 quilômetros de Salvador. Além das famílias vieirenses que foram prestigiar o evento, a coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer; os professores de Música, Carmelito e Letícia Lopes, que compõem o projeto Família que Brinca; e, o aluno escritor Vini Souza, do 4º ano do Ensino Fundamental (EF), estavam entre os destaques da programação, em roda de conversa, apresentação musical e lançamento de livro.

ALUNO ESCRITOR

Logo no segundo dia da programação, o aluno Vini Souza, de apenas nove anos, lançou, no evento, o seu primeiro livro infantil: Os Supercães. O menino escritor também já havia participado de uma sessão de autógrafos em abril, na Sala de Arte do Museu de Geologia da Bahia, em Salvador. Na Flipf, ele ainda foi entrevistado, falando sobre a inspiração para a obra e sobre o apoio da família e da escola, que o incentivou a se tornar um escritor mirim.

Aluno do Vieira, escritor Vini Souza foi entrevistado na Flipf

RODA DE CONVERSA

Inspirada em uma frase do psicanalista, educador e escritor Rubem Alves, a roda de conversa de tema “Ler é brincar” teve a participação especial da coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer, a convite do escritor e psicólogo Alessandro Marimpietri. Educadora especialista nos estudos do brinquedo e do brincar e também em cultura regional, Sálua Chequer falou sobre literatura, escrita e leitura compartilhada, como brincadeira e espaço de formação de repertório e vínculos, em um bate-papo com Marimpietri, mediado pela escritora Emília Nuñez (foto com os três no topo). Ex-aluna do Vieira, Emília esteve no colégio na semana anterior interagindo com alunos. Na Flipf, a professora Sálua ainda teve um encontro com o músico e escritor Antônio Nóbrega, sendo convidada para declamar um poema de sua autoria no workshop ministrado pelo mestre.

Profa. Sálua Chequer com o músico e poeta Antônio Nóbrega

FAMÍLIA QUE BRINCA

Encerrando em alto estilo a programação da Flipf, os professores de Música do Vieira, Letícia e Carmelito Lopes, que juntos formam o projeto Família que Brinca (@familiaquebrincaoficial), brilharam em um roteiro musical e brincante para contar a história do livro infantil “Quando somos um só”, do escritor Alessandro Marimpietri. Ele comandou o momento especial que teve a participação ativa da plateia com crianças de todas as idades.

Professores Carmelito e Letícia Lopes: história musicada

FLIPF E FLICAV

A 4ª Flipf teve como tema “Voam sonhos nas asas da esperança”, em uma programação multicultural realizada em quatro espaços:  Canto da Palavra, Rede de Livros, Ninho Flipf (literatura infantil) e Multiverso Flipf. O evento, promovido por duas empresas baianas de produção cultural, é incentivado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Nos próximos dias 25 a 27 de maio, será realizada a Feira Literária do Colégio Antônio Vieira (Flicav). O escritor Vini Souza, entre outros autores, além da professora Sálua Chequer e outros integrantes da comunidade escolar também devem estar presentes no evento que, no último dia (sábado), será aberto às famílias dos estudantes e colaboradores. Lançamento de livros, bate-papo com escritores, exposições diversas, apresentações teatrais e contação de histórias estão na programação, a ser detalhada em breve. Agende-se!

Agora vamos ver mais fotos da participação deles na Flipf?​   
Fotos: arquivo pessoal.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo