26.12.23

ANO ESPECIAL: ex-aluna e atual mãe vieirense, Emília Nuñez ganha Prêmio Jabuti de Literatura Infantil​

Escritora sempre participa de atividades de incentivo à leitura e escrita realizadas pelo colégio​

Dezembro fecha um ano muito especial para a escritora Emília Nuñez. Ex-aluna do Colégio Antônio Vieira, ela foi a grande vencedora, logo no início do mês, no dia 5, do Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Livro Infantil. O livro Doçura, lançado no ano passado pela editora Tibi, responde pela conquista do maior prêmio de literatura do país. A obra conta a história de três gerações de mulheres negras apaixonadas pela leitura.

Doçura também foi agraciado este ano com o Prêmio de Melhor Livro de Imagem, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que ainda o classificou como “altamente recomendável”. A obra já havia recebido o Selo Cátedra 10 – 2022, categoria Distinção, prêmio outorgado pela Unesco e pela PUC-Rio.

Emília Nuñez; a ilustradora Anna Cunha e o editor Eduardo Nuñez, irmão de Emília, na entrega do prêmio Jabuti no Teatro Municipal de São Paulo. Eduardo também é ex-aluno vieirense

O livro, ilustrado por Anna Cunha, consolida uma carreira de sucesso de Emília Nuñez que já tem outras obras consideradas referência para a literatura infantil, como “A Menina da Cabeça Quadrada”, lançada em 2017, e que faz parte dos livros recomendados pelo Vieira aos estudantes, ao promover uma reflexão, de forma lúdica, sobre o excessivo uso de telas pelas crianças. Assim como ocorreu com “A Menina da Cabeça Quadrada” e outras obras lançadas posteriormente, Emília também esteve este ano no Vieira para falar sobre seus trabalhos para alunos do colégio onde estudou e onde hoje estudam seus filhos. Ela participou da Feira Literária do Colégio Antônio Vieira (Flicav), realizada em maio, além de rodas de conversa e entrevistas feitas pelas crianças.

Sendo entrevistada por crianças durante a Flicav 2023

SEMPRE VIEIRENSE​

Desde o início da carreira, em 2016, Emília sempre que possível participa dos eventos literários do Vieira, inclusive virtualmente em aulas remotas realizadas durante os anos mais acirrados da pandemia de covid-19. “Como vieirense, sempre me sinto feliz e acolhida ao regressar à minha escola querida”, diz a escritora premiada que destaca o papel do Vieira para a descoberta de sua vocação, citando exemplos de projetos pedagógicos, como o livro coletivo “Criações Infantis”. Ela foi aluna de 1993 a 2003.

Com livro Criações Infantis, de 1996, que a estimulou à escrita, entre outros projetos da escola

Que nossa escritora Emília e o editor Eduardo Nuñez (da Editora Tibi) tenham um 2024 de ainda mais sucesso, assim como outros ex-alunos, sempre queridos vieirenses, que também vêm realizando seus projetos de vida!

Com informações do jornal A TARDE.
Fotos: divulgação e Secom/CAV.