Avla revela aprendizagens, grandes talentos e promove amor em apresentações na Sala de Arte
Academia Vieirense de Letras e Artes é um dos núcleos de protagonismo estudantil do Vieira. Próxima apresentação será pelo Dia do Rock

A Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla), um dos núcleos estudantis do Colégio Antônio Vieira, promete encantar novamente a comunidade escolar com novos espetáculos neste segundo semestre letivo que se inicia. O próximo previsto já será este mês, com apresentação musical pelo Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho. A data ainda está sendo definida, mas deve ser próxima ao dia da celebração.
“Estamos tocando três projetos simultâneos no momento: um de dança, outro de teatro e, também um de música. Teatro e dança só apresentarão em setembro, mas música fará o nosso ‘Dia do Rock’, agora em julho, perto do dia 13, mais ou menos”, informa a estudante Maria Eduarda Vidal, presidente da Avla.
O núcleo é marcado efetivamente pelo protagonismo dos jovens, revelando aprendizagens e muito talento, a exemplo das apresentações do Sarau do Amor, último evento realizado antes do recesso escolar, nos dias 17 e 18 de junho.

Com música, cenas teatrais e dança, os jovens deram um verdadeiro show, na Sala de Arte Sálua Chequer, enaltecendo o sentimento considerado mais sublime para a humanidade: o amor. “É o protagonismo de quem quer estar aqui fazendo arte, mostrando suas aprendizagens para além do teste, da prova e da marcação no gabarito, e o colégio propicia isso também por meio dos núcleos de protagonismo estudantil e, no caso da Avla, trazendo essa possiblidade de comunicar a aprendizagem de outras formas, revelando talentos”, declarou o professor Paulo Reis (Literatura), articulador da Avla, ao final do Sarau do Amor.

CRIATIVIDADE E AMOR
Na semana anterior, de 3 a 10 de junho, o núcleo promoveu uma dinâmica para que os estudantes declarassem as mais diversas relações de amor no ambiente escolar: o Correio do Amor, pelo qual foi possível enviar mensagens para os amigos do colégio, além de colaboradores e professores, sendo terminantemente proibido usar o recurso para recados ofensivos, uma das regras para participação. Os estudantes ainda produziram um vídeo muito criativo, com referencial de filmes antigos, para divulgar a ação.

Em maio, os integrantes da Avla também brilharam com as apresentações de outros dois espetáculos: O Mágico de Oz e RepArte. A Academia Vieirense de Letras e Artes conta com diversos departamentos e áreas de atuação, como Literatura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Dança, Música e fotografia. O núcleo já revelou grandes nomes do cenário artístico nacional, como a atriz global Ana Cecília Costa.
Confira abaixo mais fotos do Sarau do Amor!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.05.25
Estudantes debatem na escola sobre homeschooling, avaliando polêmica da educação domiciliar
Proposta permite aos jovens atuarem com protagonismo a partir de pesquisas e dados, desenvolvendo senso crítico e argumentativo
-
12.05.25
Companhia de Jesus lança campanha global por justiça climática rumo à COP30
Iniciativa reúne a Ordem dos Jesuítas e organizações parceiras
-
11.05.25
AULA DE AMOR – Vieira celebra Dia das Mães com vídeo
Produção do colégio foi divulgada nas redes sociais
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.