Atividades interdisciplinares estimulam aprendizagem em Itinerário voltado para Enem
Estudantes expressam conhecimentos sobre um mesmo tema por meio de áreas diversas
As atividades interdisciplinares têm sido um grande estímulo para as aprendizagens das oficinas que integram o Itinerário de Aprofundamento, oferecido pelo Colégio Antônio Vieira na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Os bons resultados registrados no primeiro semestre indicam que as ações, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, devem continuar até o final do ano letivo.
A Oficina de Linguagens, que reúne Gramática, Literatura, Arte e Redação, é um dos exemplos da promoção de atividades interdisciplinares para os estudantes da 1ª série EM. Na primeira unidade, eles participaram de uma ação, desenvolvendo as quatro áreas de conhecimento a partir de um mesmo tema. Partindo da leitura crítica do livro “Olhos D’Água”, da escritora Conceição Evaristo, os alunos trabalharam atividades gramaticais e o desenvolvimento da escrita, além da análise literária. E mais: produziram obras artísticas inspiradas no livro, aprendendo também como este inspira artistas contemporâneos. “Olhos D’Água” é composto por 15 diferentes contos que narram a história de mulheres e homens negros que sofreram e sofrem os mais diferentes tipos de violência na sociedade.
ESCREVIVÊNCIA E ESPERANÇA
“Conceição Evaristo foi quem criou o termo ‘escrevivência’, que tem dupla dimensão, referindo-se à vida que se escreve na vivência de cada pessoa, assim como cada um escreve o mundo que lida no dia a dia. Então, deixamos os alunos explorar esse conceito, partindo do conto ‘Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos’, que enfatiza bem as questões das perdas geradas pela violência e desigualdade social”, explica a professora Joelma Serra, de Arte. Foram usadas ainda outras referências de artistas plásticos que também exploram, em seus trabalhos, a questão da perda, a exemplo de Suzana Queiroga, por meio das obras “Infláveis Olhos D’água”; Adriana Varejão, com a obra “Azulejo Colonialista no Azul D’água”; e, o grafiteiro britânico Banksy com o trabalho “There is Always Hope“, que faz denúncia social pela arte. “Assim, buscamos incentivar nos jovens a não só expressar as perdas, mas também a esperança”, frisou a professora.
“Após apreciação e contexto, partimos para um percurso de criação que denominamos Zaita Reage: um olhar de esperança contra a violência”, conta a professora Joelma. Para tanto, como explica, foram usados como suporte o azulejo, presente nas obras de Adriana Varejão, e o stencil presente no processo de criação de Banksy, “assim como o próprio tema, que remete à esperança de um futuro sem violência”.
QUATRO OFICINAS PARA ENEM
Ao todo, o Itinerário de Aprofundamento de Enem e vestibulares, conta com quatro oficinas: além de Linguagens (Gramática, Literatura, Arte e Redação); Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Redação); Ciências da Natureza (Química, Biologia, Física e Redação) e Matemática (Grandezas, medidas e proporções; Educação Financeira; Estatística; e Redação). Todas incluem a Redação, como parte do programa especial do colégio para a preparação para os exames externos.
AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
Os itinerários do Ensino Médio do Vieira ainda contam com a opção de ampliação do conhecimento, com oficinas Maker, língua estrangeira (Espanhol, além do Inglês curricular) e três trilhas temáticas oferecidas em parceria com a universidade jesuíta Unisinos, do Rio Grande do Sul. São elas: Ciência e Tecnologia como vetores para saúde e bem-estar; Pensamento projectual e criativo para as cidades sustentáveis; e, Interculturalidade e Cidadania Global (oferecida totalmente em inglês, estimulando a aprendizagem bilíngue). Os estudantes vieirenses ainda podem participar de núcleos de protagonismo juvenil e das simulações de conferência das Nações Unidas (ONU Colegial).
Confira agora mais fotos da Oficina de Linguagens/Arte:
Fotos: Secop/CAV.
Leia também
-
19.09.24
Participação do aluno do Vieira na Bienal de São Paulo é destacada pela Rede Jesuíta de Educação
Com apenas dez anos, Vini Souza expôs primeiro livro no evento literário, considerado o maior do gênero no país
-
19.09.24
Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha
Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças
-
18.09.24
Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana
Habilidades foram trabalhadas em dia de formação com grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Vieira
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)