Atenção psicoemocional ao trabalhador é tema de palestra para gestores no Vieira
Os cuidados com a saúde mental dos colaboradores foram abordados em programa de formação da equipe de liderança do colégio
Após ter enfrentado o momento mais acirrado da epidemia de covid 19, o mundo está vendo crescer um outro fenômeno preocupante para a sociedade: a epidemia de questões psicossomáticas. Atento ao fato e dentro da premissa jesuíta da Cura Personalis (cuidado com o outro), o Colégio Antônio Vieira promoveu uma palestra para gestores da escola, reafirmando a importância de uma gestão humanizada que promova acolhimento e escuta do colaborador nesse contexto social tão desafiador. A ação foi realizada, no primeiro semestre, dentro do conjunto de formações previsto pelo Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) da instituição. Neste mês de julho, o PDG segue com atividades que abordam a Espiritualidade Inaciana.
A atenção especial à saúde mental das pessoas é um tema, de fato, muito oportuno. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas relacionados à depressão e estresse aumentaram 25% em todo o mundo. No Brasil, as estatísticas mais recentes revelam que 9,3% da população sofre de ansiedade patológica, sendo que o Brasil lidera o ranking da ansiedade, estando o Paraguai em segundo lugar.
Os dados foram apresentados durante a palestra, proferida pelo diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira. Ele também é psicoterapeuta e especialista em Neurociências e Comportamento, atuando no acompanhamento psicoterápico em congregações religiosas. Segundo o professor Sérgio, um dos primeiros passos para promover uma maior atenção à saúde mental da equipe é saber diferenciar quando a questão, de fato, é uma patologia. “É importante, por exemplo, não confundir situações normais de qualquer ser humano, sujeito ao cansaço, ansiedade e tristeza, com estresse, transtorno de ansiedade e depressão”, alertou.
CUIDAR DE SI E DO OUTRO
O professor Sérgio exemplificou sintomas e situações que exigem atenção, orientando o gestor sobre como cuidar de si e do outro. A principal mensagem foi de que as questões de saúde mental devem sempre ser encaradas com muito respeito e seriedade, inclusive pela própria pessoa, além de gestores que podem eventualmente lidar com situações do tipo em suas equipes.
“Infelizmente, sabe-se que muitas empresas acabam tratando com preconceito ou mesmo fazendo pouco caso para problemas, como a Síndrome de Burnout, um sério esgotamento no campo profissional, gerado por pressão psicológica ou desgaste físico do excesso de trabalho”, comentou o palestrante. Ele ressaltou o quanto é importante que todos estejam atentos aos primeiros sinais de questões de saúde mental, buscando ou recomendando o tratamento profissional adequado.
No caso do Colégio Antônio Vieira, além de formações sobre o tema, há ações constantes voltadas para a qualidade de vida e apoio espiritual que se alinham com os cuidados com a saúde mental dos colaboradores. Durante os anos mais acirrados da pandemia, a escola ainda firmou parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Católica do Salvador (UCSal) para atender os trabalhadores que se sentissem mais abalados emocionalmente.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi