20.04.21

Aquele sapato novo que estava guardado estragou? O professor de Física do Vieira explica!

Um dos mestres que lecionam a disciplina no Colégio, Alexnaldo Meneses foi convidado pela imprensa para falar sobre danos causados pela entropia

Aquele sapato novo que estava guardado estragou? O professor de Física do Vieira explica!

Se um sapato quase novo, que mal foi usado, já apresentou algum tipo de desgaste mesmo guardado há pouco mais de um ano – e alguém está confuso sobre como isso é possível – pode deixar que a Física explica o que aconteceu. 

A culpa pode ser da forma de armazenamento ou da natureza do material do calçado, mas, acredite: a justificativa para tomar um susto ao ver o seu tênis preferido descascando assim, do nada, também está na segunda lei da termodinâmica e no dano espontâneo causado pela entropia, como explica o professor da disciplina, no Colégio Antônio Vieira, Alexnaldo Meneses. 

“Usando o exemplo de um calçado, naturalmente, ele tem a tendência de envelhecer e isso traz uma série de consequências físicas para a estrutura dele: o ressecamento, a perda do brilho e você precisa ir combatendo a entropia nele, ou seja, colocar em um ambiente que tenha temperatura e umidade adequadas”.O fenômeno de modificação das propriedades, estabelecido no século XIX por Boltzmann e aprimorado por Gibbs, afeta todos os sistemas físicos, químicos e biológicos quando, ao passar do tempo, as coisas são deixadas por si mesmas sem qualquer intervenção para combater sua degradação. “Ou seja, tudo isso vai degenerando a superfície do calçado e, mais profundamente, sua estrutura mais interna”, completa o professor.

O professor de Física do Vieira, Alexnaldo Meneses, contextualizou, no dia a dia, a Segunda Lei da Termodinâmica 

Confira a íntegra da matéria assinada pela jornalista Priscila Natividade e que foi publicada este mês pelo Correio 24 horas!

Fotos: Shutterstock e acervo Vieira

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo