Vieirenses participam de experiência de construções de casas
Trabalho voluntário com a ONG TETO aconteceu no bairro Jardim Santo Inácio, em Salvador
A ONG TETO, que há 10 anos vem trabalhando com o desenvolvimento comunitário, fez uma parceria com o Colégio Antônio Vieira, através do projeto “TETO nas Escolas”. Seis vieirenses, acompanhados do pastoralista José Paulo Silva (Paulão), foram até o bairro Jardim Santo Inácio, entre os dias 07 e 09 de outubro, e participaram com outros voluntários da construção de casas para famílias carentes daquela localidade.
A parceria com o Vieira surgiu quando alguns representantes da ONG vieram ao colégio explicar um pouco do trabalho e acabou despertando nos alunos a vontade de participar da ação. Em seguida, houve uma mobilização com o objetivo de arrecadar o valor necessário para construção das casas. “É importante essa conscientização da necessidade de ajudar, ir ao encontro e dar vida para o outro”, disse coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.
Durante o processo de construção das casas, os alunos ficaram hospedados em uma escola pública e iniciavam as atividades logo no começo da manhã. “A princípio houve tensão e apreensão pelo medo natural do novo, mas com muita determinação e coragem pudemos viver por completo essa experiência, que foi de uma emoção enorme. Creio que vivemos o que o Papa Francisco nos pediu em especial esse ano: a misericórdia pelo outro”, destacou Paulão.
Os vieirenses também estavam acompanhados pelos voluntários diretos da TETO, que davam o direcionamento sobre a organização das atividades. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Eu aprendi na prática a ter consciência de que o mundo não é só a minha realidade, mas inúmeras outras tão necessitadas, que muitas vezes a gente nem imagina. Foi algo transformador”, disse o aluno, Rodrigo Martins.
Para a estudante Anna Carolina Bessa, a oportunidade de participar da construção das casas no Jardim Santo Inácio foi uma experiência transformadora. “Vivenciamos uma realidade completamente diferente da que estamos acostumados e pudemos refletir sobre o quanto precisamos valorizar as oportunidades que temos”, ressaltou. “Todas as etapas da experiência com a TETO foram tocantes. Para mim, o mais emocionante foi ter convivido com a família que iria receber a casa que estávamos construindo e ter sentido que, com o esforço de todos, entregamos dignidade e esperança àquelas pessoas”, complementou a aluna, Sofia Borges.
Leia também
-
19.11.25
No mês da COP 30, FIC sobre mudanças climáticas revela consciência ambiental de jovens estudantes e alerta para questões urgentes
Por meio da arte, alunos vieirenses do 8º ano EF demonstraram conhecimento e senso crítico em temas discutidos pelas maiores nações do mundo
-
18.11.25
Estudantes do Vieira participam de Trilha Inaciana em dia de crescimento espiritual e descontração
Atividades na Fazenda Boaventura, em Abrantes (Camaçari), foram conduzidas por jovens do EFI
-
18.11.25
MDH – Estudantes usam arte para expor questões sobre direitos humanos de forma crítica e reflexiva
Performances e intervenções artísticas marcaram culminância do projeto Movimento Direitos Humanos no Vieira
-
17.11.25
APM TALKS – Marcia Andrade dá dicas às famílias vieirenses para qualidade de vida a partir dos 40+
Palestra com especialista em uroginecologia marcou encerramento da edição 2025 da série promovida pela Associação de Pais e Mestres