12.03.24

Em reuniões com famílias, Vieira reafirma compromisso por educação de excelência acadêmica aliada a princípios humanísticos

Importância da parceria com as famílias também foi destacada por diretores e equipe pedagógica do colégio

Em reuniões com famílias, Vieira reafirma compromisso por educação de excelência acadêmica aliada a princípios humanísticos

Mais do que esclarecer as eventuais dúvidas sobre a rotina escolar das séries, as reuniões gerais de início de semestre realizadas entre a equipe pedagógica e as famílias dos estudantes do Colégio Antônio Vieira reafirmaram o compromisso da instituição por uma excelência acadêmica, que tem tido resultados traduzidos nos índices de aprovação dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares, alinhada aos diferenciais da formação integral da Rede Jesuíta de Educação (RJE), pautada em princípios e valores humanísticos.

Este ano, as reuniões com as famílias vieirenses foram iniciadas ainda no final de janeiro, no dia 30, sendo concluídas agora em março, no último dia 7. Nos encontros, as coordenadoras pedagógicas apresentaram as especificidades de cada série e também acolheram sugestões das famílias. “Não é simplesmente uma reunião em que se passa o conteúdo programático previsto para o aluno, mas quando também a escola nos abraça, permitindo aos pais compreender o projeto pedagógico da escola e também dando espaço para que possamos expor ideias, contribuindo com a proposta educativa”, afirmou Catiane Neiva, mãe vieirense já há alguns anos.

Equipe apresentou projeto pedagógico e rotina escolar do 1º ano EF a 3ª série EM

Ex-aluno e pai novato na escola, Eduardo Prado considerou a reunião “bastante significativa, ainda mais para as famílias que estão ingressando na comunidade vieirense”, como frisou. “É uma oportunidade para saber mais sobre como a escola atua e pretende trabalhar com os estudantes, tudo com um acolhimento bastante humano”, completou. 

A mãe vieirense, Catia Neiva, e o pai novato e ex-aluno, Eduardo Prado, destacaram o acolhimento especial às famílias dos estudantes

FORMAÇÃO ACADÊMICA E HUMANA

“Não concebemos uma divisão entre a excelência da formação acadêmica e a excelência humana”, pontuou o diretor-geral, Prof. Sérgio Silveira, ressaltando os dez anos da RJE e o quanto é importante a parceria das famílias para a consolidação dos propósitos do Projeto Educativo Comum da Rede e Político-Pedagógico do Vieira. “Quando as famílias percebem o diferencial da nossa missão, elas começam a trabalhar junto com a escola e, assim, unidos, buscamos oferecer o melhor para os nossos alunos, uma educação de excelência”, disse. 

Nos encontros, o Prof. Sérgio Silveira ainda enfatizou junto às famílias a premissa do cuidado com as pessoas que é um marco da educação jesuítica. “Somos um colégio grande, com 45 mil metros quadrados, mas aqui o aluno não é mais um número que chegou para acrescentar: sabemos chamar pelo nome, sabemos o que ele gosta, conhecemos suas habilidades, sabemos como acompanhá-lo, como alegrá-lo, a partir de uma educação, cuja identidade é pautada por valores que são identitários e inegociáveis. São esses valores que perpassam e constituem o ser humano que nós queremos formar para a sociedade”, disse. Um cuidado que, como frisou, segue com o estudante até o Ensino Médio, quando se intensificam as ações de preparação para o Enem.

Prof. Sérgio enfatizou formação acadêmica e ainda pautada em valores, cuidado e afeto

TRIPÉ EDUCATIVO COM RESULTADOS

Além do diretor-geral e equipe pedagógica das séries, o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza; e os demais integrantes do Conselho Diretivo do colégio participaram dos encontros. O padre Emmanuel Araújo, SJ, jesuíta que integra o Conselho, deu a bênção inicial aos trabalhos, precedidos por um momento de espiritualidade, conduzido pelos pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do colégio (Sorpa). As ações do Sorpa realizadas ao longo do ano também foram apresentadas em vídeo. 

Prof. Anderson Rafael Souza, diretor acadêmico destacou “Prof. Anderson Rafael Souza, destacou importância da família como parte de um “tripé educativo”

O diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, lembrou que “embora a cada ano, o estudante do Vieira vá ganhando mais autonomia e protagonismo em seu processo de aprendizagem, os bons resultados são fruto de um tripé educativo que envolve o compromisso de todos: estudante, escola e família”, como frisou, apresentando os dados significativos de aprovações dos alunos do colégio no Enem e vestibulares, “graças não apenas à forte preparação que a escola oferece com sua equipe e recursos qualificados, mas também graças ao empenho do próprio estudante e o acompanhamento e apoio das famílias”, concluiu. 

Fotos: Secom/CAV

======

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo