Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
Em apresentações em três horários, no último dia 3, os promotores de justiça, Adriano Marques e Anna Karina Omena, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), fizeram palestras sobre bullying e cyberbullying para, aproximadamente, 600 estudantes de diversas turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira. Em outubro, nos dias 1º e 10, promotores do MP farão as palestras para as turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF). O colégio lançou oficialmente este ano uma campanha e manifesto, intensificando as ações de combate à questão que tanto vem afligindo a sociedade.
“O momento formativo com o Ministério Público integra ações cotidianas já articuladas junto aos nossos estudantes na perspectiva da formação integral e dos projetos de vida”, como ressaltou a coordenadora pedagógica das séries, professora Iara Queiroz. Veja um pouco de como foi no vídeo!
ATENTOS À LEI
Os promotores abordaram aspectos legais, destacando a importância de se combater o bullying e o cyberbullying, bem como denunciar eventuais casos. Eles também alertaram para as consequências dessas práticas, mesmo quando cometidas por menores de idade. Na ocasião, também foi apresentado o projeto “SejaBrother do MP-BA” que convida a comunidade escolar, especialmente os estudantes, a se unirem e se posicionarem contra o bullying, promovendo um ambiente de respeito e paz nas escolas por meio de uma atuação integrada da escola, MP e outras instituições.

PREVENÇÃO
No Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, no último dia 7 de abril, o Colégio Antônio Vieira lançou oficialmente a campanha “Não ao Bullying. Sim à Paz”, em um gesto simbólico que mobilizou toda a comunidade escolar. Durante o segundo tempo de aulas, estudantes e educadores interromperam suas atividades para ler e assinar um manifesto de combate ao bullying e à violência nas escolas, agora disponível em diversos espaços do colégio. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção de um ambiente acolhedor, seguro e respeitoso, e seguirá ativa ao longo de todo o ano letivo, com ações voltadas também ao enfrentamento do cyberbullying, a exemplo das palestras com promotores do MP.
Veja mais fotos da ação!
Imagens: Secom/CAV
Leia também
-
18.11.25
MDH – Estudantes usam arte para expor questões sobre direitos humanos de forma crítica e reflexiva
Performances e intervenções artísticas marcaram culminância do projeto Movimento Direitos Humanos no Vieira
-
17.11.25
APM TALKS – Marcia Andrade dá dicas às famílias vieirenses para qualidade de vida a partir dos 40+
Palestra com especialista em uroginecologia marcou encerramento da edição 2025 da série promovida pela Associação de Pais e Mestres
-
17.11.25
Bibliotecas do Vieira têm programação especial no Mês da Consciência Negra
Atividades integram ações do colégio para uma educação antirracista
-
14.11.25
Terceirão faz Passeio das Memórias ao Vieirinha em despedida marcada pelo afeto e cuidado emocional
Estudantes que ingressaram ainda bem novinhos foram recebidos em corredor de aplausos pelas crianças da unidade