Menu
Logo do site
Logo do site
17.09.25

Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying

Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos 

Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying

Em apresentações em três horários, no último dia 3, os promotores de justiça, Adriano Marques e Anna Karina Omena, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), fizeram palestras sobre bullying e cyberbullying para, aproximadamente, 600 estudantes de diversas turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira. Em outubro, nos dias 1º e 10, promotores do MP farão as palestras para as turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF). O colégio lançou oficialmente este ano uma campanha e manifesto, intensificando as ações de combate à questão que tanto vem afligindo a sociedade. 

“O momento formativo com o Ministério Público integra ações cotidianas já articuladas junto aos nossos estudantes na perspectiva da formação integral e dos projetos de vida”, como ressaltou a coordenadora pedagógica das séries, professora Iara Queiroz. Veja um pouco de como foi no vídeo!

ATENTOS À LEI

Os promotores abordaram aspectos legais, destacando a importância de se combater o bullying e o cyberbullying, bem como denunciar eventuais casos. Eles também alertaram para as consequências dessas práticas, mesmo quando cometidas por menores de idade. Na ocasião, também foi apresentado o projeto “SejaBrother do MP-BA” que convida a comunidade escolar, especialmente os estudantes, a se unirem e se posicionarem contra o bullying, promovendo um ambiente de respeito e paz nas escolas por meio de uma atuação integrada da escola, MP e outras instituições.

PREVENÇÃO

No Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, no último dia 7 de abril,  o Colégio Antônio Vieira lançou oficialmente a campanha “Não ao Bullying. Sim à Paz”, em um gesto simbólico que mobilizou toda a comunidade escolar. Durante o segundo tempo de aulas, estudantes e educadores interromperam suas atividades para ler e assinar um manifesto de combate ao bullying e à violência nas escolas, agora disponível em diversos espaços do colégio. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção de um ambiente acolhedor, seguro e respeitoso, e seguirá ativa ao longo de todo o ano letivo, com ações voltadas também ao enfrentamento do cyberbullying, a exemplo das palestras com promotores do MP.

Veja mais fotos da ação!

Imagens: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo