Vieira contribui em novo ciclo do Sistema de Qualidade da Esar no Piauí
Uma das coordenadoras pedagógicas do colégio atuou como facilitadora externa na escola jesuíta em Teresina
O segundo ciclo do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) tem obtido significativos avanços no Brasil, sobretudo na Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). A troca de informações e experiências entre as unidades educativas da RJE é uma das recomendações previstas que contribui muito com o aprimoramento das atividades. No primeiro semestre do ano, o Colégio Antônio Vieira, por exemplo, recebeu a visita da professora Isabel Tremarin, facilitadora externa oriunda de um colégio jesuíta em Porto Alegre (RS). Por sua vez, enviou para o Piauí a coordenadora pedagógica da 3ª série do Ensino Médio, professora Cristina Cardoso, para exercer a mesma função de apoio às atividades do SQGE na Escola Santo Afonso Rodriguez (Esar), em Teresina.
“Com o apoio da facilitadora Cristina Cardoso, que esteve presente conosco nesta segunda etapa, o primeiro momento do encontro consistiu em uma apresentação dos resultados obtidos na etapa de autoavaliação, bem como a definição do conceito de qualidade para a Esar”, declarou a direção da escola, em texto publicado no site da instituição. “Como objetivo principal desta etapa do encontro, foram apresentados à toda comunidade educativa presente, os dois planos de melhorias propostos para serem construídos e posto em prática até o ano de 2025”, completou. As atividades na Esar foram realizadas durante a II Jornada Comunitária.
LADO A LADO
A direção da Esar também destacou a satisfação com o encontro, realizado no final de maio, com a participação ativa de educadores, alunos e famílias. “Ficamos felizes em ver todos os presentes empolgados e determinados a implementar as melhorias. Todo esse processo mostra que não há mudança bem-feita sem a participação de toda a comunidade escolar. Educandos, pais e escola precisam estar unidos, trabalhando lado a lado”, frisou. Integra a direção da escola o educador José de Jesus, diretor acadêmico, um dos que recepcionaram a professora vieirense no Piauí.
FLACSI
Instituído em 2008 pela Federação Latino-americana dos Colégios Jesuítas (Flacsi), o SQGE tem por objetivo o aprimoramento constante da qualidade da educação oferecida pelos mais de 100 colégios jesuítas na América Latina. Em 2015, o Vieira adotou oficialmente o SQGE como parâmetro para uma avaliação de seus processos, tendo ingressado, desde o ano passado, juntamente com outras unidades da RJE, no segundo ciclo de análises e avaliações.
“O Sistema de Qualidade da Gestão Escolar, criado pela Flacsi, é um projeto muito interessante porque prima para que todas as escolas latinas jesuítas busquem sempre a excelência acadêmica, pensando na formação integral do aluno em um mundo globalizado. Assim, todas as ações estão focadas, principalmente, em aprimorar as práticas pedagógicas. Foi o que fizemos na Esar, discutindo projetos voltados para que os alunos aprendam sempre mais e melhor, nesta experiência maravilhosa de troca de informações entre os colégios da Rede no Brasil”, concluiu a professora Cristina Cardoso.
Fotos: Esar.
Leia também
-
11.09.24
ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
-
10.09.24
Vieira recebe visita de estudantes do Colégio Diocesano, unidade da Rede Jesuíta no Piauí
Alunos do "Dió" puderam vivenciar e compartilhar experiências de aprendizagem no colégio baiano da RJE
-
10.09.24
Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes
Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires