Segunda fase do Sistema de Qualidade no Vieira conta com visita de facilitadora externa da RJE
Isabel Tremarin, que atua em um colégio jesuíta em Porto Alegre, passou dois dias no CAV em ações colaborativas
Avaliar a sua atuação para aperfeiçoar e inovar na missão educativa jesuíta é uma prática constante do Colégio Antônio Vieira e demais escolas da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Como parte das atividades do segundo ciclo do Sistema de Gestão da Qualidade Escolar (SQGE), o Colégio Antônio Vieira (CAV) recebeu, nos últimos dias 4 e 5 deste mês, a visita da facilitadora externa das atividades, Isabel Tremarin, indicada pela RJE) para exercer a função de monitoramento e contribuição com os processos de autoavaliação e aprimoramento do CAV. Isabel Tremarin participou de reuniões com a direção da escola e com as equipes de melhoria do colégio em três aspectos: clima escolar e mais outros dois ligadas ao projeto pedagógico (Mapa de Aprendizagens para a Formação Integral e a construção de uma linha de base voltada para as expectativas das aprendizagens).
“Pudemos constatar que as ações do SQGE no Vieira refletem um trabalho bem alinhado, com todo o empenho das equipes em fazer o melhor possível, além de uma grande abertura para que se possa conversar e aprofundar a reflexão a respeito do que vai ser feito. Tenho plena convicção de que os três projetos de melhoria serão muito importantes para a instituição, ampliando a qualidade no processo educativo que é a meta final, buscando promover a aprendizagem integral dos estudantes de uma maneira muito assertiva”, declarou Isabel Tremarin. Ela também atua como coordenadora interna do SQGE no Colégio Anchieta, de Porto Alegre, que também integra a RJE.
Isabel Tremarin destacou o quanto tem sido significativa a contribuição dos colégios da Rede para os avanços previstos pelo SQGE, instituído em 2008 pela Federação Latino-Americana de Colégios Jesuítas (Flacsi). “Temos visto uma ajuda recíproca entre as instituições por experiências feitas na primeira rodada da autoavaliação e projetos de melhorias e que hoje são compartilhadas. Assim, há uma polinização de boas práticas de uma instituição para outra, permitindo avanços de forma coletiva, resguardadas as questões de ordens contextuais locais, mas com princípios comuns, em um processo colaborativo que tem ocorrido de uma forma muito expressiva dentro da Rede”.
VOLTA AO VIEIRA
A facilitadora externa do SQGE falou também das suas impressões sobre o colégio, que já fazia alguns anos que ela não visitava. “Parabenizei a equipe diretiva pela beleza do colégio, pela qualidade de tudo o que acontece aqui. É um espaço maravilhoso, muito bem cuidado, e a gente vê que o colégio transpira qualidade”. Ela ainda falou sobre a produtividade das reuniões com as equipes de melhoria, graças ao engajamento de todos os envolvidos. “Atuamos como uma única equipe de trabalho, todos parceiros, até porque temos os mesmos focos e objetivos, e sempre é muito bonito e prazeroso poder refletir de modo conjunto, articulando pensamentos, ideias e novas proposições, isso é uma alegria”.
O coordenador do SQGE no Vieira, Anderson Rafael Souza, também gostou muito dos avanços obtidos nas reuniões com Isabel Tramarin. “Foi um trabalho extremamente colaborativo, em que a presença de Isabel iluminou muito porque é uma pessoa da Rede Jesuíta de Educação que experimenta dentro da escola onde ela trabalha esse mesmo processo do Sistema de Qualidade, enquanto atua como facilitadora externa aqui no Vieira, onde também contamos com o apoio de Marcela Román, pela Flacsi”, disse, concluindo: “É aquele olhar que nos ajuda a ser mais reflexivo, a ter um pouco mais de autocrítica, porque é alguém que está olhando para os nossos projetos e construções de fora, alguém que se distância e vai também nos apontando os caminhos”. Anderson é gestor de Tecnologias de Informação e Educação do Vieira.
Veja mais fotos!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi