18.09.21

Vieira começa rotina escolar com ampliação de aulas presenciais diárias. Colégio segue buscando alternativas para atender todas as turmas

Considerando sondagem junto às famílias, serão adotadas novas condutas priorizando normas de biossegurança

Vieira começa rotina escolar com ampliação de aulas presenciais diárias. Colégio segue buscando alternativas para atender todas as turmas

Após orientação do Decreto 34.414, publicado no último dia 10 pelo Diário Oficial do Município – reduzindo, entre outras medidas, o distanciamento mínimo entre as carteiras escolares de 1,5m (um metro e meio) para 1m (um metro) –, o Colégio Antônio Vieira passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (20), a oferta de aulas presenciais, todos os dias, para a maioria dos alunos cujas famílias optaram pelo modalidade. Devido à capacidade máxima das salas, algumas turmas e séries ainda permanecerão, no momento, no ensino híbrido, enquanto o Colégio busca alternativas para atendê-las, sempre priorizando as normas de biossegurança. As famílias que optaram pelo totalmente remoto continuarão contando com as aulas a distância, conforme previsto pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para promover um reordenamento dos espaços físicos e condutas, o Vieira promoveu uma sondagem junto as família, por formulário eletrônico. Com a sinalização de que a maioria (aproximadamente, 70%) tinha interesse no modelo totalmente presencial, foi preciso cruzar os dados, turma por turma, com o estudo técnico que já havia sido feito sobre a capacidade das salas. A escuta aos pais e responsáveis, tanto pelas respostas via formulário eletrônico ou via contatos feitos diretamente às equipes pedagógicas e de orientação educacional (SOE), também foi fundamental para a revisão de procedimentos e estabelecimento de novas condutas.


Confira como será o escalonamento e como fica a nova rotina escolar, a partir desta segunda-feira (20):

ESCALONAMENTO  

NOVAS CONDUTAS 

  • Os alunos que optaram pelo modelo remoto seguirão com a rotina escolar exclusivamente virtual. 
  • Por conta da nova logística necessária às aulas presenciais diárias, contamos com a compreensão das famílias que optaram pelo modelo exclusivamente remoto para que não mudem de opção. Afinal, novas adesões que ultrapassem a capacidade máxima permitida por lei, pode resultar ao retorno de toda a turma para o híbrido. Já quem optou pelo presencial poderá ainda migrar para o remoto até o final do ano letivo.  
  • Atendendo às solicitações das famílias, será permitido ao aluno que optou pelo modelo presencial participar, eventualmente, de aulas também no remoto, em situações devidamente justificadas junto ao SOE da série.  
  • As oficinas da 1ª série EM e 2ª série EM e as aulas da 3ª EM realizadas no contraturno permanecerão no remoto, assim como as aulas de Educação Física do 9º ano EF, da 1ª série EM e 2ª série EM. 
  • As aulas de Educação Física do turno regular serão retomadas de forma escalonada nas quadras e em outros espaços fora da sala de aula, com uso de estações móveis para transmissão ao vivo, contemplando os alunos do remoto. O início das atividades será divulgado posteriormente. 
  • As avaliações continuarão no formato atualmente utilizado, atendendo aos dois grupos (do remoto e do presencial). 
  • É imprescindível também que as famílias que forem utilizar o serviço das cantinas façam os pedidos com um dia de antecedência, usando os aplicativos e contatos de WhatsApp dos estabelecimentos. 

 RELEMBRANDO O PROTOCOLO

  • Os alunos poderão tirar a máscara para fazer o lanche por 15 minutos em sala de aula. Em seguida, haverá o escalonamento para a saída às áreas externas. Em todos esses momentos, os estudantes contarão com o olhar cuidadoso de profissionais do SEVIC.  
  • O acesso às dependências do colégio continua restrito apenas para alunos e colaboradores. As reuniões com as famílias e outros mantém-se em formato virtual. 
  • As famílias do 1º ao 7º ano EF (Vieirinha) devem continuar usando o aplicativo School Guardian tanto para buscar os alunos na escola quanto para informar, diariamente, eventuais sintomas de covid.  
  • Diante de eventuais casos confirmados ou suspeitos de covid, toda a turma ficará no modelo remoto por 10 dias.   
  • As famílias devem reforçar junto aos estudantes a necessidade de troca de máscaras. Sugerimos, preferencialmente, o uso de máscaras descartáveis cirúrgicas, com três camadas, que devem ser trocadas a cada quatro horas. Em caso de utilização de máscaras de tecido, observem que a mesma não esteja folgada no rosto do aluno e atenda às especificações dos órgãos de saúde. Nesse caso, a troca deve ocorrer a cada duas horas. 
  • Todas as demais normas previstas no protocolo institucional devem continuar sendo seguidas.  

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo