Semana do Meio Ambiente alerta para impactos da falta de cuidado com a Casa Comum
Programação no Vieira ampliou aprendizagens de estudantes sobre questões ambientais construídas ao longo do ano letivo

Uma semana inteiramente para reafirmar e ampliar as aprendizagens do ano letivo sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e a nossa Casa Comum – como o Papa Francisco passou a chamar o Planeta Terra ao orientar os fiéis católicos sobre a sustentabilidade. As ações da Semana do Meio Ambiente no Colégio Antônio Vieira envolveram estudantes de todas as séries. Palestras, vídeos, aulas na área verde e atividades temáticas diversas, inclusive na Educação Bilíngue, marcaram a semana. No Vieirinha, a temática foi tratada com muita ludicidade, com participação ativa das crianças:
PALESTRA
Este ano, por conta da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, os estudos sobre as mudanças climáticas e ações de apoio à população gaúcha, ganharam destaque na programação. A relação entre as questões ambientais e a maior incidência de arboviroses, como a dengue, também foi um dos temas tratados.

“Recebi o convite da escola para falar sobre os impactos ambientais na saúde e sobre dengue. A gente tem aproveitado também para frisar o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, que não deixa de ser uma consequência dos impactos ambientais, aproveitando também para trazer para os estudantes um conhecimento básico sobre essa arbovirose que vem acometendo o país sob forma de epidemia”, declarou a bióloga e epidemiologista Martha Itaparica, doutora em Saúde Pública, que fez palestra para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental (EF), ressaltando a importância da destinação correta do lixo para evitar a proliferação do aedes aegypit, o mosquito transmissor da dengue.

ECODESIGN E PERMACULTURA
No Vieirão, os estudantes também puderam participar de uma Oficina Ecodesign, com a artesã Denise Lima Oliveira. Os jovens do Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) ainda produziram, entre outras ações, um vídeo sobre algumas medidas que podem ser adotadas para preservar o meio ambiente, a exemplo da permacultura – um sistema de planejamento de ambientes humanos sustentáveis que se utiliza de práticas agrícolas e sociais.
Confira abaixo o vídeo sobre o tema!
Veja mais fotos dessa semana de importantes ações!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
18.06.25
Após aprendizagens sobre cultura regional, Vieira entra em recesso junino. Aulas voltam no dia 10
Projetos pedagógicos realizados no primeiro semestre letivo promovem identidade cultural com foco na cidadania global
- 17.06.25 Famílias antecipam clima de alegria do São João no 'Arraiá do Vieirinha'
-
16.06.25
Quadrilha do Terceirão e Casamento na Roça marcam confraternização junina de estudantes do Vieirão
Eventos reuniram alunos dos turnos diurno e noturno em dois grandes momentos no Pátio Centenário
-
14.06.25
Mostra CAV de GR terá como tema 'O Mágico de Oz'
Clássico será inspiração para séries coreográficas do espetáculo de Ginástica Rítmica do Vieira em novembro