Segunda edição da Aula Integrada debate novos temas de maneira interdisciplinar
Evento proporcionou aos alunos da 3ª série EM importantes discussões com temas atuais e dinâmicos
Cerca de 250 estudantes da 3ª série EM participaram no dia 09/07 (sábado) da segunda edição da Aula Integrada. As turmas foram divididas entre o Auditório Mabel Velloso e a Sala de Arte Sálua Chequer, com o objetivo de desenvolverem a prática da interdisciplinaridade através dos temas “A viagem a Marte”, dentro das ciências da natureza, e “A história da velhice no Brasil e o sistema previdenciário”, que envolveu a área de linguagens.
A coordenadora pedagógica da 3ª série EM, Ana Paula Marques, ressalta que o ponto forte da Aula Integrada é a possibilidade de entender que a interdisciplinaridade revela muitos aspectos interligados sobre os temas debatidos. “O mais importante é que os alunos desenvolvam essa capacidade de dialogar com os saberes. É uma oportunidade que os eles têm de ampliar o conhecimento a partir do cotidiano”, explicou ela.
A possibilidade de contextualização dos temas apresentados trouxe uma nova visão para os alunos participantes. “A parte da viagem a Marte foi o que mais me chamou atenção, principalmente porque os professores foram construindo as ideias sem distanciar as disciplinas”, afirmou Jade Sales. “A aula foi bem dinâmica e muito interessante, porque a gente teve a oportunidade de refletir a atualidade, além da possibilidade de analisar como os temas apresentados podem cair no ENEM”, disse Thiago Sarna.
Os professores Nazaré, Mônica e Beth conduziram as discussões na área de linguagens. “Foi muito bom. Fiquei surpreendido com o número de alunos que participaram e com a vibração deles. A aula teve uma importância muito grande, justamente pelo contexto que foi apresentado em relação ao conhecimento e ao conteúdo do processo histórico, da antiguidade aos tempos atuais”, ressaltou Nazaré.
As ciências da natureza foram conduzidas na Aula Integrada pelos professores Osman, Fábio, Joelson e Marivan. “Há um passeio dos professores pelas mais diversas áreas. Os alunos adoram, porque aprendem de uma forma mais lúdica e o mais importante é que não há uma separação entre as disciplinas, todas conversam entre si sem se dividirem”, destacou Marivan.
Leia também
-
07.11.25
PRONTO PARA VOAR – Terceirão do Vieira homenageia profissões em Dia de Descontração antes do Enem
Iniciativa contribuiu para eliminar eventuais dúvidas e tensões antes do Exame Nacional do Ensino Médio
-
07.11.25
Natal com identidade cultural marca culminância do projeto 'Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar'
Momento celebrou, com música e arte, aprendizagens interdisciplinares sobre a região
-
07.11.25
Em clima de nova etapa do projeto de vida, Terceirão do Vieira é homenageado com flores pelas famílias
Ação organizada pela equipe pedagógica permitiu aos pais buscar filhos na sala de aula como nos primeiros dias de ingresso na escola
-
06.11.25
Às vésperas da COP 30, estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira aprendem mais sobre proteção ambiental em aula de campo na Coppa
Durante visita, jovens assistiram palestra técnica sobre atividades desenvolvidas pela Companhia da Polícia Militar baiana